Políticas públicas e gestão municipal em debate

“É importante salientar que a oposição não tem a missão de criar a teoria do caos”. A afirmação foi feita pelo líder da bancada de oposição na Câmara Municipal do Recife, vereador Felipe Alecrim (Novo), ao iniciar o seu discurso durante a reunião extraordinária da Casa nesta quarta-feira (15). Ele criticou as políticas públicas e cobrou a divulgação de dados sobre pessoas em situação de rua, reclamou de questões relacionadas aos habitacionais entre outros assuntos.

“A oposição tem a missão de representar o povo do Recife e evidenciar aquilo o que precisa ser melhorado em nossa cidade", disse o parlamentar. ele lembrou ter fiscalizado os equipamentos públicos voltados aos cuidados das pessoas em situação de rua do Recife, ainda no primeiro mandato. “A Prefeitura apresentou, há pouco tempo, um censo e mais de 1.800 pessoas vivem em situação de rua. A situação dos equipamentos públicos voltados à essas pessoas é precária, e esse dado não foi consultado em nenhuma fonte, eu fui pessoalmente fazer a avaliação”, afirmou. Criticou o valor do auxílio moradia e a situação dos habitacionais - elencando uma série de problemas que afirma ter encontrado em visitas realizadas pelo seu mandato. Ele discordou de vereadores que afirmam a necessidade de se avaliar se há recursos e reclamou do número de funcionários em cargos comissionados da gestão municipal comparando com o Governo de Pernambuco.

Em aparte, o vereador Carlos Muniz (PSB) pontuou que “dizer que o Recife tem mais cargo comissionado do que o Estado não existe". Ele destacou que compartilhará 'a lei de janeiro de 2025 que trata da quantidade de cargos do Estado, O Estado tem 9.789 cargos”. Muniz também afirmou que o debate na Câmara é importante pois tudo se constrói de forma democrática. “Essa energia a gente tem que gastar para trabalhar junto”. 

 

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Felipe Alecrim.

Em 15.01.2025