Recife ganha Dia Municipal do Gestor Governamental
A escolha da data é uma homenagem direta ao “Dia Estadual do Gestor Governamental”, carreira análoga e homônima do município do Recife, criada pelo ex-governador Eduardo Campos como parte do processo de modernização do aparelho estatal no Estado de Pernambuco.
No Recife, as carreiras de Gestores Governamentais foram disciplinadas em 2015. Abrangem profissionais especialistas em áreas como Licitação, Governança, Orçamento Público, Gestão de Pessoas e Patrimonial, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, Transparência e Controle Social, Prestação de Contas, Registros Contábeis, Controle Interno, Responsabilidade Fiscal, entre outras, que já receberam diversas premiações, como Selo Ouro em Governança Pública e em Transparência Pública, nota A no ranking de qualidade da informação contábil e fiscal, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), além do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas (ONU), com a apresentação dos Centros Comunitários da Paz (COMPAZ).
"Essas atuações e contribuições evidenciam a capacidade e o comprometimento desse profissionais na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas mais eficientes, eficazes e efetivas no ciclo de investimentos públicos, e que promovam o bem-estar e a justiça social", afirma Romerinho Jatobá.
Para o vereador, a instituição do Dia do Gestor Municipal representa não apenas um reconhecimento simbólico, "mas também uma valorização concreta desses profissionais e de seu papel na construção de uma Gestão Pública baseada em evidências e focada na melhoria contínua dos serviços prestados à população do Recife".
Em 06.01.2025