Vereador sugere obrigar shopping centers a disponibilizarem abafadores de ruídos para pessoas com TEA

A disponibilização de abafadores de ruídos do tipo “concha” para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode se tornar obrigatória nos shopping centers localizados no Recife. É esse o objetivo do projeto de lei nº 111/2024, de autoria do vereador Paulo Muniz (PL), que tramita na Câmara Municipal. A matéria já recebeu pareceres favoráveis a sua aprovação nas comissões de Saúde e de Direitos Humanos e Cidadania da Casa de José Mariano.

Segundo o texto de justificativa que acompanha o projeto, os protetores auriculares vão servir para ajudar as pessoas com TEA “a lidar com os estímulos sonoros existentes nos ambientes dos shopping centers, buscando minimizar o desconforto”. Cada estabelecimento desse tipo deverá manter pelo menos cinco unidades do equipamento.

“O uso dos abafadores de ruídos pode ser um verdadeiro divisor de águas para muitas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma vez que, reduzindo a sobrecarga sensorial, esses dispositivos podem ajudar na concentração em ambientes ruidosos, como escolas ou locais de trabalho; facilitar a participação em atividades sociais, reduzindo a ansiedade causada pelo excesso de ruído; e melhorar a qualidade geral de vida, permitindo que a pessoa com TEA se sinta mais confortável e menos estressada em seu dia a dia”, acrescenta o parlamentar.

Em 27.01.2025