Vereadores criticam condições do transporte público

Na última reunião plenária realizada nesta quarta-feira, 15, na Câmara do Recife, em convocação extraordinária, o aumento das passagens de ônibus na Região Metropolitana, bem como os problemas enfrentados diariamente por usuários e trabalhadores do transporte público foram tema de debate entre os parlamentares. A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) destacou que, desde o dia 5 de janeiro, o valor do Bilhete Único passou de R$ 4,10 para R$ 4,30.

A parlamentar elencou uma série problemas vivenciados por usuários e trabalhadores do transporte público. “Este ano a gente começou com um peso no bolso dos trabalhadores, com o aumento das passagens de ônibus. O Sistema de Transporte Público do Recife passa por uma situação de total abandono, ônibus lotados, sem ar-condicionado. Para além do transporte ser sucateado e ter uma frota reduzida, a gente ainda passa por uma situação de violência dentro dos coletivos, uma violência que se expande para os rodoviários, trabalhadores, que convivem com isso dia a dia”.

Em aparte, o vereador Júnior de Cleto (PSB) afirmou que existe “um desprezo total do Governo de Pernambuco” em relação ao transporte público. Ele citou o exemplo das comunidades de Chão de Estrelas e Linha do Tiro, onde, segundo o parlamentar, a frota está reduzida. “O transporte público está passando por um sucateamento. O governo olha e investe nas grandes empresas e esquece o transporte complementar, que faz o mesmo serviço nas linhas interbairros. Esse assunto não é novo aqui na Casa, é uma questão estrutural", ressaltou. 

Clique aqui e assista o discurso da vereadora Jô Cavalcanti na integra. 

Em 15.01.2025