Câmara discute requerimento por resgate de animais na Bomba do Hemetério

A situação dos animais abandonados nas vias públicas do Recife foi tema de debate durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (24). Na ocasião, o Poder Legislativo discutiu e aprovou o requerimento nº 601/2025, de autoria do vereador Júnior de Cleto (PSB), que pedia à Prefeitura que resgatasse três cavalos que se encontravam nas proximidades do terminal de ônibus do bairro Bomba do Hemetério. O vereador Eduardo Moura (Novo) levou o tema à tribuna da Casa.

Em seu pronunciamento, Moura salientou a necessidade de fortalecer a Brigada Ambiental da Guarda Municipal do Recife. Ele ainda destacou o não cumprimento da lei 17.918/2013, que proíbe a circulação de veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado no município. A norma foi criada durante a gestão do ex-prefeito Geraldo Julio (PSB), que ele lembrou ser do mesmo partido do atual mandatário, João Campos (PSB). “A própria Prefeitura do Recife – hoje com João Campos como prefeito, do mesmo partido, o PSB – está descumprindo uma lei feita pelo próprio partido, PSB, em 2013, só regulamentada em 2019. E até agora não se faz nada”.

Em aparte, Júnior de Cleto afirmou que a demanda já foi atendida pelo Poder Executivo. “Quando eu tomei ciência, eu liguei e foi resolvido no mesmo dia”, disse. “O que a gente vê realmente não é culpa do poder público. Os donos dos animais é que deixam os animais soltos”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.

Em 24.02.2025