Parlamentares debatem criação do Dia do Fisioterapeuta

Durante a reunião plenária desta segunda-feira (10), os parlamentares da Câmara Municipal do Recife se pronunciaram a respeito do projeto de lei nº 240/2023, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PP), que busca instituir na capital o Dia do Fisioterapeuta. Na ocasião, ocuparam a tribuna para tratar do tema a vereadora Flávia de Nadegi (PV) e o vereador Eduardo Moura (Novo).

Caso a matéria seja aprovada e sancionada, a data vai passar a ser celebrada no dia 13 de outubro. O projeto nº 240/2023 constava na pauta de votação desta segunda-feira, mas voltou às comissões para analisar emenda de plenário apresentada por Eduardo Moura para incluir profissionais de Terapia Ocupacional na homenagem.

Ao se dirigir ao plenário, Flávia de Nadegi – que, além de vereadora, é médica – salientou a importância da abordagem multidisciplinar em saúde. Ela também salientou que a sede do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região (CREFITO-1) é localizada no Recife. “Hoje, como médica que acredita, sobretudo, no atendimento multidisciplinar, eu queria deixar, corroborar e ratificar o meu apoio a criação dessa data comemorativa”, disse. “Vi, também, um pouco mais cedo, que o vereador Eduardo Moura colocou uma emenda nesse projeto que é completamente feliz, já que coloca e cita também os profissionais da Terapia Ocupacional”.

As discussões que vão além do reconhecimento simbólico não deixaram de fazer parte do discurso de Flávia de Nadegi. “A partir dessa data, a gente quer trazer para esta Casa outras discussões: piso salarial, valorização da categoria, condições de trabalho”, acrescentou.

Em apartes, o vereador Tadeu Calheiros (MDB) e a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) também demonstraram apoio ao requerimento. Para Calheiros, o incentivo que a data traz é essencial e, além disso, os profissionais de fisioterapia “merecem brigas por melhores condições, melhor remuneração, mais concurso público”. E Pedrosa, que se declarou paciente de profissionais de fisioterapia, congratulou o proponente da homenagem pela iniciativa. “Eriberto Rafael, autor do projeto, está de parabéns. A gente precisa, realmente, trazer esses profissionais para a discussão, para a visibilidade e para o nosso reconhecimento”. Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Flávia de Nadegi.

 O autor da emenda de plenário que inclui os profissionais de terapia ocupacional no projeto de lei Ordinária número 240/2023, o vereador Eduardo Moura ressaltou os motivos que o levaram a se debruçar sobre o tema. “Subo a esta tribuna com uma grande carga emocional. Meu pai, Alberto Galvão de Moura Filho, é fisioterapeuta e em agosto de 1972, na Associação Pernambucana de Fisioterapia, ele idealizou a criação do Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. Foi uma via-crúcis para obter o reconhecimento. A luta começou em 1972 e rendeu bons frutos para o Recife”, disse.

O Recife, segundo o parlamentar, foi a cidade que além de ter sediado o pedido de criação do Dia Nacional, também passou a ser considerada a capital mundial de pessoas com deficiência. “A ONU, em 1976, instituiu o Ano Internacional das Pessoas com Deficiência e o Recife sediou o primeiro e único congresso de pessoas com deficiência no mundo”. O vereador ressaltou, ainda, que após essa luta de reconhecimento e valorização do profissional de fisioterapia e do terapeuta ocupacional, a pessoa com deficiência também passou a ser vista de outra forma.

A luta para criação do Dia Nacional se estendeu até 2015, quando a presidente Dilma Rousseff instituiu lei federal número 13.084, que criou o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Institucional. “A partir dessa luta, de criação do Dia Nacional, a OMS instituiu uma nova classificação de funcionalidade. A OMS instituiu a Classificação de Institucionalização e de Funcionalização (CIF), que atesta que o paciente com deficiência pode ser útil à sociedade. E isso partiu de um grupo de recifenses que foram à luta”, afirmou. Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador  Eduardo Moura.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 10.02.2025