Privatização da Compesa é tema de debate na reunião plenária

A Câmara do Recife vai promover uma audiência pública no plenarinho da Casa, no dia 20 de março, das 9h às 12h, para discutir sobre a privatização da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e as consequência para os recifenses. A iniciativa do encontro é do vereador Rinaldo Junior (PSB), autor do requerimento de número 24/2025, aprovado durante a reunião plenária desta terça-feira (4). A proposição gerou debate entre os vereadores.

“É um tema importante e necessário, que me preocupa”, destacou o parlamentar. Ele afirmou que manteve contato com trabalhadores de sindicatos do setor urbanitário que o alertaram para a seguinte estratégia: “O sucateamento da Compesa, especialmente neste Governo, seria pensado para provocar a privatização da Companhia”.

Rinaldo Junior lembrou que esta é a segunda vez que ele realiza audiência pública para debater a possibilidade de privatização da Compesa, na Câmara Municipal do Recife. A primeira vez foi em 2023.

Além do parlamentar, debateram o tema as vereadoras Kari Santos, Liana Cirne (ambas do PT) e Jô Cavalcanti (PSOL).  Kari Santos defendeu “uma Compesa pública e eficiente” e repudiou “a tentativa de privatização desta empresa, pois se o processo de privatização vir a se concretizar, a iniciativa privada é quem vai definir o valor da tarifa social e o preço da água”.

A vereadora Liana Cirne, por sua vez, elogiou a iniciativa da audiência pública. “A privatização não vai resolver o problema da falta de água; pelo contrário, vai agravar”. Ela destacou que, atualmente, há comunidades que recebem água nas torneiras por quatro dias durante o mês e nos outros 26, não. “O que pode resolver o problema da Compesa são investimentos públicos”, concluiu.

Já a vereadora Jô Cavalcanti alertou que “água não é mercadoria” e afirmou que se a Compesa for privatizada, “quem vai sofrer as consequências são as populações mais pobres”.

Clique aqui e assista aos pronunciamentos.

Em 04.02.2025.