Questões da Educação estadual são temas de debate na Casa de José Mariano

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (17), o vereador Júnior de Cleto (PSB) pediu que o Governo de Pernambuco tenha maior comprometimento com a rede estadual de ensino. Ele reclamou das mudanças de gestão da pasta e afirmou que só no último dia 8 o secretário interino de Educação foi efetivado no cargo. Além disso, segundo ele, algumas escolas ainda não receberam os recursos do Investe Escola. O parlamentar ocupou a tribuna da Casa por duas vezes para abordar esse tema, que também foi discutido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e pelos vereadores Samuel Salazar (MDB) e Felipe Alecrim (Novo).

“A informação que temos é de que muitas unidades escolares não receberam ainda o Investe Escola, que é um programa de repasse de recursos para que a gestão das escolas apliquem em reformas e outras melhorias. Por pouco não completamos um mês sem secretário de Educação em Pernambuco. Somente no dia 8, o secretário interino foi efetivado no cargo. Isso causa uma instabilidade muito grande, até porque esse já é o terceiro titular da pasta em apenas dois anos”, pontuou o vereador Júnior de Cleto.

O parlamentar voltou à tribuna no Grande Expediente, período em que os parlamentares têm 15 minutos para debater um assunto e podem receber apartes. Ele informou que “várias secretarias e órgãos [do Governo de Pernambuco] estão sem titulares” e fez um apelo. “É um dos modus operandi complicado desse modelo de gestão da governadora, que causa instabilidade e insegurança não só em quem precisa dos serviços dessas secretarias. Fica o meu apelo ao Governo do Estado, em nome dos estudantes da Rede Estadual de Ensino que estudam no Recife, para que esses desencontros na Secretaria de Educação sejam solucionados com ou sem secretário”, afirmou. 

Em aparte, o vereador Samuel Salazar destacou que “hoje, no Recife, a gente tem 100% das nossas escolas com ar-condicionado para os nossos alunos, isso é fruto de muito trabalho e dedicação. Eu queria registrar o trabalho sério do competente secretário de Educação, Fred Amâncio”. Em seguida, o vereador Felipe Alecrim  falou da importância do debate pois “a educação é um dos maiores patrimônios da vida da pessoa”, e criticou que “muitos alunos não são matriculados em unidades escolares administradas pela Prefeitura próximo da sua casa”. 

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) também pontuou a lacuna nos cargos das secretarias estadual e salientou que “a Prefeitura do Recife não negocia politicamente secretarias importantes, como Educação. Temos Fred Amâncio, um secretário que tem competência e está sentado na cadeira porque sabe fazer”. 

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Júnior de Cleto no pequeno expediente. 

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Júnior de Cleto no grande expediente.

 

 Em 17.02.2025