Rádio Olinda é homenageada em reunião solene
A solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Moura (Novo), que compôs a mesa solene com o autor do requerimento, o diretor executivo da Rádio Olinda, padre Damião Silva, o diretor-geral, Ivanildo Silva, o jornalista e radialista Paulo Brito, representando todos os comunicadores da Rádio Olinda, e o padre Luciano Brito, vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Há 75 anos no ar, a emissora foi fundada em 8 de dezembro de 1949 pelo empresário Arlindo Cardoso de Moura, com a finalidade de satisfazer os interesses políticos do então governador de Pernambuco, Agamenon Magalhães. Em 1962, o empresário vendeu a emissora à Arquidiocese de Olinda e Recife, que pretendia ampliar a sua ação evangelizadora.
Em agosto de 2009, quando dom Fernando Saburido assumiu a Arquidiocese de Olinda e Recife, confiou a direção da emissora a um grupo de leigos. Após alguns anos de gestão, por motivos administrativos, três presbíteros passaram a administrar a emissora. Atualmente, ela tem a direção-Geral do padre Damião Silva e direção de programação de Ivanildo Silva.
Em seu discurso, o vereador Felipe Alecrim disse que “a Rádio Olinda é a rádio da família, sobretudo da família católica. E tem a missão de evangelizar, levar a Palavra de Deus, a fé e a esperança para as pessoas. A Câmara do Recife também tem esse papel de levar esperança para as pessoas. Então, abrir as portas desta Casa para a rádio é gratificante, principalmente para mim que tenho um programa naquela rádio”.
Após o pronunciamento, o vereador entregou um certificado ao diretor-geral da Rádio Olinda, Ivanildo Silva. O diretor executivo da rádio, padre Damião Silva, fez o discurso de agradecimento. “Este é um momento especial para nós que fazemos a Rádio Olinda. Em 75 anos, temos o reconhecimento da população, dos fiéis da Região Metropolitana e ter esse reconhecimento da Câmara Municipal do Recife tem tudo a ver com nosso trabalho, que é prestar serviço, informar e acima de tudo evangelizar. Participar deste momento é confirmar a nossa missão e saber que o nosso trabalho tem alcançado as massas, as famílias deste município. Isso muito nos alegra o coração”.
Um vídeo institucional foi exibido no telão do plenário da Câmara do Recife, contando a história da emissora. O padre Damião Silva e o tecladista Flávio Pio fizeram uma apresentação cultural. Ao ocupar a tribuna, o diretor geral da Rádio, Ivanildo Silva disse que “celebrar 75 anos de história é mais do que olhar para trás, mas também reconhecer aqueles que passaram por nossa história e deixaram legados”.
Ivanildo Silva fez um registro histórico de que a rádio chegou para a Arquidiocese de Olinda e Recife através de projeto de dom Hélder Câmara, visando integrar a rede de rádios que trabalhavam com educação. Ela passou a fazer parte do Movimento de Educação de Base, para a alfabetização das pessoas da zona rural através do rádio. “Hoje, a rádio tem a missão de trabalhar a evangelização, mas também levar informação, entretenimento, além da formação religiosa e humana. Receber esta homenagem é ter certeza de que estamos no caminho certo para continuar fazendo a prestação de serviço e evangelização que o povo precisa”.
O último a falar foi o padre Luciano Brito, representando o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson. “É uma alegria imensa estar na Casa do povo recifense para homenagear a rádio”. Ele lembrou que a rádio nasceu em Olinda, mas teve estúdios na Avenida Guararapes e agora está na Rua do Lima, em Santo Amaro. Falou de todos os arcebispos desde dom Hélder Câmara, dom José, dom Saburido e dom Paulo Jackson. “A comunhão da rádio com a Arquidiocese torna a rádio sempre mais fortalecida na grandeza da evangelização cristã católica de levar mensagem de nossa religião para corações sedentos da verdade”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 12.02.2025