Campanha de conscientização sobre limites de velocidade no trânsito gera debate na Câmara

Nesta segunda-feira (17), na reunião plenária da Câmara do Recife, foi discutido o requerimento nº 433/2025, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), dirigindo indicação à Autarquia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) para determinar a elaboração de uma campanha de conscientização no trânsito acerca dos limites de velocidade e a sinalização nas vias da cidade. Além do autor da proposição, o assunto foi defendido pelo vereador Agora é Rubem (PSB) e pelas vereadoras Ana Lúcia (Republicanos) e Jô Cavalcanti (PSOL).

Luiz Eustáquio explicou o objetivo da iniciativa. “Esse requerimento tem duas vertentes. Uma é garantir a vida e a outra é não permitir que a pessoa se diga desavisada. Porque quando se tira uma carteira de motorista  já se deveria saber a velocidade da via por onde se está passando. Então, essa proposição vem como uma solicitação à Prefeitura de fazer uma campanha para poder educar mais o motorista da nossa cidade sobre a questão da velocidade das vias do Recife”.

O parlamentar ressaltou o valor da educação e da conscientização no trânsito. "A educação no trânsito salva vidas de ciclistas, pedestres e garante que os hospitais não estejam cheios de vítimas de acidentes de trânsito", afirmou. Luiz Eustáquio aproveitou a ocasião para lembrar que foi citado em redes sociais de forma errada, ao votar recentemente contra um requerimento que sugeria a retirada dos radares eletrônicos das vias movimentadas da cidade. "Eu me senti muito lesado quando, em outro dia de discussões nessa Casa, alguém colocou na mídia que eu votei a favor de indústria de multa. Eu votei a favor da vida".

No aparte, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) parabenizou Luiz Eustáquio pelo requerimento em pauta . “Parabenizo Vossa Excelência pela iniciativa. Foi divulgado que existem campanhas de indústria de multas, então investiguem para onde vai o valor das multas. Eu sei que as informações estão no Portal da Transparência. Um trânsito humanizado é o que a gente precisa”.

Já a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) citou dados do trânsito no Recife. “Em 2024, o Recife enfrentou um crescimento de sinistro de trânsito e o SAMU registrou mais de 7114 ocorrências envolvendo motocicletas e pessoas que andam de bicicleta. Isso é um absurdo. Sua iniciativa, Luiz Eustáquio, está perfeita”. Clique aqui e assista ao pronunciamento de Luiz Eustáquio.

Atrás de pipa - Em apoio ao requerimento do vereador Luiz Eustáquio, o vereador Agora é Rubem (PSB) também debateu a matéria, na reunião plenária desta segunda-feira. “Parabenizo o vereador pela sua iniciativa. Nem todos os motoristas têm consciência do que é respeitar o trânsito”, disse. Ele lembrou que por muitas vezes os moradores da Guabiraba, bairro da Zona Norte de onde ele é originário, fizeram protesto pedindo lombadas eletrônicas na pista que corta a comunidade, além da BR-101 Norte. Teria sido através desses equipamentos, instalados após os protestos, “que conseguimos salvar muitas vidas”, disse.

O vereador Agora é Rubem lembrou que em discussão anterior, no plenário da Câmara do Recife, posicionou-se contra o outro  requerimento, que sugeria a retirada dos radares eletrônicos das vias movimentadas do Recife e também foi mal-entendido por outras pessoas, que o classificaram como um parlamentar a favor da indústria de multas. Ele disse que as lombadas eletrônicas são úteis, lembrou, então, que faz parte de uma comunidade onde muitas crianças empinam pipa e por isso, foram vítimas de acidentes de trânsito antes da instalação de lombadas eletrônicas, que controlam a velocidade dos carros. “Tive o desprazer de ir para enterros de crianças que tentavam atravessar a rua atrás de pipa”, contou, acrescentando que foi eleito vereador “para defender os interesses da população e não para fazer política de internet”.

O autor do requerimento, Luiz Eustáquio, agradeceu pelo apoio do vereador Agora é Rubem. “Você humaniza o que está sendo discutido nessa Casa”. Ele lembrou que através de sua proposição, “não estamos falando de velocidade de carro, mas de vida real”. Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Agora é Rubem.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Em 17.02.2025.