Requerimento sobre contenção de barreira no bairro do Passarinho gera debate

Na reunião plenária da Câmara do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (11), foi debatido o requerimento nº 287/2025 que solicita à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) o serviço de colocação de geomanta ou uma lona de contenção da barreira, na 2ª Travessa Córrego da Bica, bairro do Passarinho. Antes da aprovação da proposição, o vereador Gilson Machado Filho (PL) ocupou a tribuna e fez críticas à Prefeitura. A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) defendeu a gestão municipal.

O vereador Gilson Machado Filho discutiu o requerimento que é de autoria do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos). O parlamentar falou da importância das proposições aprovadas na Câmara do Recife  e cobrou o cumprimento das medidas solicitadas. “A gente sabe que todo ano ocorrem chuvas no Recife e a Casa de José Mariano é muito atuante propondo requerimentos importantes melhorando a vida dos recifenses. Infelizmente, a gente tem uma gestão que não cumpre os requerimentos dos vereadores e tivemos 23 proposições, como essa do vereador Rodrigo Coutinho, que não foram executadas pela Prefeitura do Recife. Gostaria de dizer também que fiz um Pedido de Informação à Prefeitura indagando o porquê de não atender os 23 requerimentos que foram feitos para a barreira que deslizou”, disse Gilson Machado Filho.

No aparte, a vereadora Cida Pedrosa  enfatizou que o Recife é a 16ª cidade mais vulnerável do mundo no que diz respeito ao enfrentamento das mudanças climática e defendeu a gestão municipal. “O prefeito João Campos não conseguiria, em quatro anos, resolver os problemas seculares que essa cidade tem de construções e de moradias irregulares. Nem se tivesse recebido um empréstimo na ordem dos trilhões. Nenhum prefeito resolve isso num passe de mágica. João Campos faz com que mais da metade de todos os recursos sejam investidos em áreas de morro. Por isso que ele é um prefeito tão bem aprovado”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento ao vereador Gilson Machado Filho.

Em 11.02.2025