Requerimentos aprovados podem beneficiar crianças com TEA
O requerimento nº 527/2025 dirige indicação à Secretaria de Saúde para que forneça os locais de atendimento para crianças com TEA e o requerimento 529/2025 dirige indicação à Secretaria de Educação para que forneça nas escolas municipais o profissional de apoio escolar, que tem o papel de acompanhante das crianças com TEA, em todos os níveis e modalidades de ensino, garantindo um ambiente escolar e um sistema inclusivo, bem como a garantia à educação e suporte a essas crianças.
“Hoje eu não trago aqui a vontade de penalizar, indicar e nem de culpabilizar nenhum dos gestores, mas de chamar atenção para o que está acontecendo com essa falta de medidas. Acredito, com toda honestidade, que nenhuma prefeitura ou governo de algum estado estejam preparados para dar o devido tratamento, principalmente às crianças com TEA”, frisou Paulo Muniz.
O parlamentar lamentou a situação enfrentada pelos pais e responsáveis dessas crianças. “Faltam acompanhantes nas escolas públicas e a demora em média para conseguir um laudo de uma criança sem plano de saúde é de dois anos e meio. E depois ainda enfrenta o problema da aposentadoria atrás do BPC [Benefício de Prestação Continuada]. Espero que o secretário de Educação olhe com carinho as proposições e que aumente o número dos acompanhantes da rede municipal”.
As vereadoras Liana Cirne (PT) e Ana Lúcia (Republicanos) parabenizaram a iniciativa de Paulo Muniz. “ Os dois requerimentos são extremamente importantes e quero enfatizar a relevância deles para que sejam cumpridos. A divulgação dos locais de atendimento é positiva porque as mães atípicas entram em desespero caminhando com seus filhos sem saber onde podem receber o atendimento adequado”, disse Liana Cirne.
“Em determinados locais, a equipe diz que ali não atende a criança depois dela já ter esperado e isso é muito grave. Sobre os laudos, existem inúmeras ações contra o município esperando a execução. Soube que na escola Zumbi dos Palmares dez mães estão com os seus filhos sem assistir aula porque estão sem o profissional adequado. Preciso fazer um apelo para que o secretário de Educação, Fred Amâncio, faça um chamamento de profissionais”, finalizou Ana Lúcia.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Paulo Muniz.
Em 18.02.2025