Situação do Habitacional do Cordeiro é debatida em plenário

A situação estrutural do Habitacional do Cordeiro, na Zona Oeste, com diversos problemas nos prédios, inclusive de água contaminada pelos esgotos e fios elétricos desencapados e soltos, foi debatida na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (24), a partir de requerimentos de autoria da vereadora Liana Cirne (PT). O assunto foi discutido pelo líder da oposição, vereador Felipe Alecrim (Novo), que classificou os requerimentos da vereadora Liana Cirne como “extraordinários”.

Outro vereador, Eduardo Moura (PL), disse que recebeu um pedido da autora dos requerimentos, para que ele articulasse o adiamento das discussões das matérias, uma vez que ela mesma não estava presente à reunião Ordinária. Quando Moura fez o anúncio Felipe Alecrim já estava discutindo o tema. No final, a votação dos requerimentos foi adiada. Dos 11 requerimentos de autoria da parlamentar, em pauta nesta terça-feira, dez apresentavam solicitações para melhorias no Habitacional do Cordeiro, que fica situado na Avenida Maurício de Nassau, nº 450, bairro Cordeiro.

Os requerimentos foram os de números 557/2025, 558/2025, 559/2025, 560/2025, 561/2025, 562/2025, 563/2025, 564/2025, 590/2025, 591/2025 e 637/2025,  dirigidos ao prefeito João Campos solicitando a resolução imediata de problemas no habitacional.

Um dos requerimentos trata da contaminação da água das cisternas por esgoto, para evitar surtos de doenças de veiculação hídrica no habitacional; outros solicitam a urgente reforma estrutural dos prédios do habitacional; a requalificação da Praça Darcy Ribeiro, localizada no habitacional; a troca urgente dos quadros de energia danificados no bloco 16, onde há fios expostos que representam risco iminente de acidentes; a realização de limpeza periódica das galerias de esgoto e mutirões regulares de limpeza em todo o habitacional.

Felipe Alecrim disse que “o que a vereadora pede impressiona”. Ele destacou que os vereadores dizem que é preciso fazer uma articulação com a Prefeitura do Recife para ver esses requerimentos serem atendidos. “O secretário atual [de Habitação, Felipe Cury] é do partido que a vereadora faz parte. E ela relata inúmeros problemas do habitacional”. Ele acrescentou que outros habitacionais existentes no Recife, como os dos bairros da Torre e do Arruda estão em situação semelhante. “No Arruda, um bloco inteiro está para cair”. Segundo o parlamentar, o valor pago pelo aluguel social é ínfimo. “Sabe quanto a Prefeitura do Recife paga de aluguel social para os moradores? 300 reais”.

 

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Felipe Alecrim.


Em 24.02.2025.