Situação do Habitacional do Cordeiro é debatida em plenário
Outro vereador, Eduardo Moura (PL), disse que recebeu um pedido da autora dos requerimentos, para que ele articulasse o adiamento das discussões das matérias, uma vez que ela mesma não estava presente à reunião Ordinária. Quando Moura fez o anúncio Felipe Alecrim já estava discutindo o tema. No final, a votação dos requerimentos foi adiada. Dos 11 requerimentos de autoria da parlamentar, em pauta nesta terça-feira, dez apresentavam solicitações para melhorias no Habitacional do Cordeiro, que fica situado na Avenida Maurício de Nassau, nº 450, bairro Cordeiro.
Os requerimentos foram os de números 557/2025, 558/2025, 559/2025, 560/2025, 561/2025, 562/2025, 563/2025, 564/2025, 590/2025, 591/2025 e 637/2025, dirigidos ao prefeito João Campos solicitando a resolução imediata de problemas no habitacional.
Um dos requerimentos trata da contaminação da água das cisternas por esgoto, para evitar surtos de doenças de veiculação hídrica no habitacional; outros solicitam a urgente reforma estrutural dos prédios do habitacional; a requalificação da Praça Darcy Ribeiro, localizada no habitacional; a troca urgente dos quadros de energia danificados no bloco 16, onde há fios expostos que representam risco iminente de acidentes; a realização de limpeza periódica das galerias de esgoto e mutirões regulares de limpeza em todo o habitacional.
Felipe Alecrim disse que “o que a vereadora pede impressiona”. Ele destacou que os vereadores dizem que é preciso fazer uma articulação com a Prefeitura do Recife para ver esses requerimentos serem atendidos. “O secretário atual [de Habitação, Felipe Cury] é do partido que a vereadora faz parte. E ela relata inúmeros problemas do habitacional”. Ele acrescentou que outros habitacionais existentes no Recife, como os dos bairros da Torre e do Arruda estão em situação semelhante. “No Arruda, um bloco inteiro está para cair”. Segundo o parlamentar, o valor pago pelo aluguel social é ínfimo. “Sabe quanto a Prefeitura do Recife paga de aluguel social para os moradores? 300 reais”.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Felipe Alecrim.
Em 24.02.2025.