Solene na Câmara do Recife homenageia os 45 anos do PT

Uma das maiores e mais importantes agremiações políticas da América Latina, o Partido dos Trabalhadores (PT) foi homenageado pela Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira (26), pelos 45 anos de sua criação. Militantes e simpatizantes participaram de reunião solene realizada por iniciativa do vereador Osmar Ricardo (PT), que defendeu a necessidade de realização da solenidade dizendo: “ao longo de quase meio século, o PT tem transformado a realidade do povo brasileiro, com foco nos trabalhadores, seus direitos e garantias universais. O PT faz parte da história do Brasil e é um dos responsáveis pelo protagonismo dos trabalhadores e por muitas de suas conquistas”.

Durante a solenidade, Osmar Ricardo fez homenagem in memoriam a 21 filiados que fizeram parte da história do PT em Pernambuco e no Recife. A condução da reunião solene foi da vereadora Liana Cirne (PT), que constituiu a mesa de honra com o autor do requerimento; também compuseram a mesa a senadora Teresa Leitão, a deputada estadual Rosa Amorim, o deputado estadual Doriel Barros, também presidente do PT estadual, e o presidente do PT no Recife, Cirilo Mota. O vereador Osmar Ricardo destacou, na justificativa da reunião solene, que o PT “encontra no Recife uma representação das mais valorosas e expressivas, com líderes de grande relevância e atuação nacional”.

O parlamentar afirmou que é importante celebrar os 45 anos de criação do PT porque ele é um dos maiores partidos do Brasil e da América Latina. “Temos que colocar isso claramente. O PT surgiu da classe trabalhadora, do movimento sindical, e hoje está no Parlamento, na Presidência da República. É gratificante homenagear o PT. O PT é um partido forte, de militância, de trabalhadores e trabalhadoras e tem uma boa liderança, que é o presidente Lula”. Ele também disse que, nesse momento, é preciso destacar a atuação do Partido e o seu empenho em transformar a realidade e a vida dos brasileiros. Nesse contexto, falou da crise de aprovação popular que o governo Lula está enfrentando.

“Estamos passando por momento difícil. É uma crise que vem a cada governo que se passa. E vamos procurar sair dela. O presidente Lula está buscando sair dessa crise com muita garra, com muita força. Ele está aumentando o número de remédios gratuitos [nas farmácias populares] para atingir a população mais pobre. Esse é o objetivo do PT e do governo Lula: temos o Bolsa família, o Pé de Meia, Minha Casa Minha Vida. São projetos como  esses que vão buscar as pessoas mais carentes que precisam do apoio do partido e de um presidente à altura do nosso País”.

Oficializado como partido político em 10 de fevereiro de 1980, pelo Tribunal Superior Eleitoral, o PT surgiu na política para representar os interesses dos trabalhadores da cidade e do campo, mas também para ser uma opção de esquerda e de centro-esquerda para os eleitores, incluindo artistas e intelectuais. O partido se apresentou como defensor do socialismo democrático e tem sido fundamental na mobilização de massas desde a campanha pelas Diretas Já até os movimentos sociais dos dias de hoje.

Desde a reabertura política, em 1985, o PT comandou o Poder Executivo cinco vezes. A primeira foi com a eleição do ex-metalúrgico que se tornou presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele tomou posse em 1º de janeiro de 2003 e se reelegeu em 2006, tomando posse em 2007. Com uma gestão bem avaliada pela população, Lula elegeu a primeira mulher para ocupar a chefia do estado brasileiro, Dilma Rousseff, em 2011. Ela foi reeleita em 2015, mas foi afastada por um processo de impeachment qualificado pelo partido como um golpe de Estado. Lula voltou à presidência em 2023.

No discurso, o vereador Osmar Ricardo citou o nome de militantes presente na solenidade e disse que a história do partido deve muito às pessoas. Em seguida, os atores Davi e Carli fizeram a leitura dos nomes de filiados que foram homenageados in memoriam. Jaqueline Albuquerque recebeu um diploma, também na homenagem in memoriam, ao professor Edmílson Menezes. A lista completa dos homenageados está abaixo.

O presidente do diretório municipal do PT no Recife, Cirilo Mota, fez um discurso de agradecimentos e analisou a trajetória histórica da legenda. “O PT nasce nos movimentos eclesiais de base da Igreja [Católica] progressista, nas portas de fábrica, nos grêmios estudantis e no movimento popular. A partir dos anos 2000, o PT passa a ocupar o Governo Federal. Saiu da função de organização partidária para a função de gerir o Brasil”, disse.

Essa mudança, segundo Cirilo Mota, significou muito para a população. “A partir daí, mudamos a vida de muita gente. A gente gerou mais oportunidade nas universidades, mais saúde, mais moradias com o [programa] Minha Casa Minha Vida. E quem acompanhou essa trajetória sente muito orgulho da trajetória do PT nesses 45 anos”. Ele disse, ainda, que a solenidade realizada pela Câmara Municipal do Recife, para comemorar a data, “faz parte de um compromisso dessa Casa com a história do Recife, de Pernambuco e do Brasil. A Câmara sempre teve as portas abertas e, como espaço político da cidade, é o melhor local para o PT comemorar os seus 45 anos”.

Todos os componentes da mesa discursaram. A deputada Rosa Amorim disse que o PT “tem suas raízes no povo e os olhos no futuro”. O deputado estadual Doriel Barros, presidente do PT em Pernambuco, parabenizou Osmar Ricardo pela solenidade e disse que o PT tem “a cara do povo brasileiro e trabalhador”. A senadora Teresa Leitão frisou que muitos programas sociais adotados pelo PT nasceram do movimento de base e das organizações de mulheres.

O tom cultural da solenidade foi dado pela Orquestra de Frevo Clave e pelo Grupo de Passistas Giselly Andrade, que fizeram apresentações no plenário da Câmara Municipal do Recife. No final, a presidente da solenidade, vereadora Liana Cirne, fez as considerações sobre a reunião solene e convidou todos os presentes para ouvir o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião solene em homenagem aos 45 anos do Partido dos Trabalhadores.

Lista de Homenageados (In Memoriam):

- Manoel Mattos

- Manoel Lopes

- Manoel Barros

- Manoel Santos

- Amaury Cunha

- Tereza Huangue

- Marta Almeida

- Niedja Queiroz

- Adelmo Barros

- Onildo Romão

- Elias de França

- Siqueira do Metalúrgico

- Oliveira do Metalúrgico

- Professor Edmílson Menezes

- Bao da Brasilit

- Ayme Gomes

- Rubinho Catunda

- Jurandir Assunção

- Pedro Eugênio

- Paulo Amâncio (Jojo)

- Doutor Reginaldo Cordeiro


Em 26.02.2025