Sugestão de hub de cuidados em crack e outras drogas é debatida na Casa

Os vereadores da Câmara Municipal do Recife debateram o requerimento nº 168/2025, de autoria do vereador Alef Collins (PP), dirigindo apelo ao Secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas do Estado de Pernambuco no sentido de implantar, pelo menos, um hub de cuidados em crack e outras drogas. A proposição teve pedido de vista da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e não foi votada pelos parlamentares, durante a reunião plenária da Casa realizada nesta segunda-feira (24).

Antes do adiamento da votação, o vereador Alef  Collins, ocupou a tribuna e defendeu a iniciativa. “É um equipamento que acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade social e que estão fazendo uso abusivo de drogas, principalmente do crack, e são pessoas que querem, sim, sair das drogas e estão tendo esse equipamento para poder auxiliar. Tem que pedir para o governo do Estado porque a Prefeitura do Recife não tem políticas públicas para as pessoas que usam drogas. Então, faço aqui, um apelo ao governo do Estado e à Prefeitura do Recife”, explicou. O parlamentar também teceu críticas ao coordenador de redução de danos do Carnaval do Recife.

Os vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Luiz Eustáquio (PSB) apartearam Alef Collins e comentaram a proposição. “Os serviços disponibilizados pelo hub incluem acolhimento, avaliação e tratamento médico acompanhamento psicológico e social. Além de atividades terapêuticas e oficinas de reinserção social.  O requerimento salva vidas e a gente precisa ter um entendimento”, disse Alecrim. “Esse pedido fortalece a política sobre drogas na nossa cidade e no nosso Estado. Um dos males do século é a questão das drogas e elas têm destruído famílias”, completou Luiz Eustáquio.

 

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Alef Collins.

Em 24.02.2025