Vereadores da oposição fazem críticas à rede municipal de ensino
Na Creche da Lagoa Encantada, segundo Thiago Medina, também não há fardamento para os alunos. Ainda de acordo com o vereador, na escola, as mães estavam diante do portão, falando dos filhos autistas e reclamando porque “a creche não tem AEE”. Os profissionais AEE são aqueles que atuam no Atendimento Educacional Especializado. Ele criticou a gestão municipal e cobrou da bancada de governo a fiscalização nas escolas.
O vereador Gilson Machado Filho (PL) parabenizou Thiago Medina pelo discurso e disse que “essa é a realidade de muitas famílias recifenses, que têm crianças sem acesso à escola e às creches". Machado Filho assegurou que vem recebendo muitas denúncias de “mães de autistas que chegam nas escolas, mas que elas não estão preparadas para receber crianças atípicas”. As escolas, disse, não têm salas específicas e refeições adequadas para as crianças especiais.
O vereador Eduardo Moura (Novo), que também pediu aparte, disse que na semana passada esteve “na Escola Municipal Cidadão Herbert de Souza”. Ele comentou: “Acho que ela [a escola] deve ser de Jaboatão porque foi dito aqui que escolas [do Recife] têm ar-condicionado. Mas essa não tinha. Ela funciona num puxadinho. Há salas com aluno com TEA (transtorno do espectro autista), hiperatividade e o calor agita muito mais as crianças”, disse. Ele reconheceu que a Prefeitura do Recife está construindo um prédio novo para sediar essa escola, mas as obras, disse o vereador, estão paradas.
O líder da bancada de oposição, vereador Felipe Alecrim (Novo) garantiu que há escolas municipais do Recife que acolhem alunos autistas, mas que só dispõem de um auxiliar (AEE) para cuidar de todas. “E a lei diz que a escola precisa de um auxiliar para cada criança”.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Thiago Medina.
Em 17.02.2025.