Parlamentares debatem convocação de secretários municipais

A convocação de diversos secretários municipais à Câmara do Recife gerou debate entre parlamentares no plenário, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (18). O assunto é tema do requerimento número 215/2025, de autoria do vereador Thiago Medina (PL), que defendeu a medida para esclarecer a recente reforma administrativa da Prefeitura, aprovada em janeiro na Casa de José Mariano e sancionada pelo Executivo. Além do autor, os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Eduardo Moura (Novo) também discutiram o assunto. Em votação nominal, o requerimento foi rejeitado, com 22 votos contrários, cinco votos favoráveis e duas abstenções.

O documento solicita que seja feita a convocação do secretário de Planejamento e Gestão, da secretária de Administração, do secretário de Finanças, do Chefe de Gabinete do prefeito e do chefe da Assessoria Especial do prefeito, para prestar esclarecimentos acerca do aumento do quantitativo de cargos comissionados da Prefeitura do Recife. A lei municipal nº 19.352/2025, que dispõe sobre as competências dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Municipal, foi sancionada em 15 de janeiro deste ano, após aprovação em duas votações na Câmara do Recife.

De acordo com Thiago Medina, a intenção seria “ouvir os esclarecimentos dos secretários responsáveis por esse aumento no número de cargos comissionados". Ele disse que "a oposição não quer acusar ninguém, nenhum secretário, apenas entender os motivos, o que justifica. Esse aumento de cargos vai, de fato,  melhorar a situação do Recife? Esse aumento de cargos vai, de fato, sanar algum problema?", questionou o parlamentar. 

Em aparte, o vereador Rinaldo Junior (PSB) explicou que a tramitação da reforma administrativa respeitou todos os trâmites regimentais. “O projeto que virou lei foi amplamente debatido por todos os vereadores em sessão extraordinária, inclusive por vossa excelência, que tem a prerrogativa de conversar com cada secretário”, disse. Também em aparte, o vereador Eduardo Moura (Novo) defendeu que o requerimento “em nenhum momento está questionando a lei, está chamando os secretários para que eles esclareçam”. 

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Thiago Medina. 

Em 18.02.2025