Vereadores debatem criação de serviço especializado para mulheres em situação de rua

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (4), o requerimento número 9.528/2024, de autoria da então vereadora Michele Collins (PP), foi discutido e aprovado no plenário da Casa de José Mariano. A proposição dirige indicação ao prefeito da cidade para criação de um serviço especializado destinado às mulheres em situação de rua no Município. O debate foi iniciado pelo vereador Eduardo Moura (Novo), que voltou à tribuna outras vezes para destacar os 25 anos da TV Guararapes e cobrar melhorias no trânsito.

Ao iniciar o seu discurso, o vereador parabenizou a autora da proposta, por trazer a questão das mulheres em situação de rua da cidade. “O último censo apontou quase duas mil pessoas na rua, sendo mais de 30% mulheres. Em todos os lugares que a gente anda no Recife, hoje, a gente vê moradores de rua. É um caso que só fez aumentar nos últimos quatro anos”, lamentou. 

O parlamentar afirmou que as mulheres sofrem muitos abusos nas ruas. “Essas mulheres e meninas, algumas com 12, 13 anos, têm sido prostituídas em troca de droga. Os companheiros vendem essas mulheres e as filhas para a prostituição para que elas abasteçam o vício deles, e isso é muito sério. Eu fico muito feliz de ver uma vereadora [MIchele Collins] ter o cuidado de fazer um requerimento como esse, pois não são elas [as mulheres] que praticam os crimes nas ruas. Elas são vítimas do tráfico por conta dos companheiros”, disse. 

Em aparte, o vereador Felipe Alecrim (Novo) falou da importância do requerimento que “pede um zelo maior com as mulheres que vivem em situação de rua”. Ele disse ter fiscalizado equipamentos da Prefeitura do Recife voltados para o cuidado das pessoas que vivem em situação de rua e “as mulheres precisam ser evidenciadas, porque o que encontramos são equipamentos precarizados, que não servem ao propósito”. Clique aqui e assista ao pronunciamento dos vereadores Eduardo Moura e Felipe Alecrim.

Homenagem à TV Guararapes – O vereador Eduardo Moura subiu mais uma vez à tribuna da Câmara do Recife durante a discussão do requerimento nº 97/2025, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que solicita a realização de uma solenidade para homenagear os 25 anos da TV Guararapes. Em seu discurso, ele fez um histórico da emissora fundada em 1999 e onde atuou como profissional de comunicação. “Como jornalista, como tendo feito parte da TV Guararapes em sua inauguração, em sua formação, me senti obrigado a vir aqui para agradecer à professora Ana Lúcia por esse requerimento. E, também, lembrar alguns feitos da TV para os recifenses”.

O requerimento foi aprovado pelo plenário. A reunião solene em homenagem à TV Guararapes será realizada no plenário da Câmara Municipal no dia 27 de fevereiro, às 15h. Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura sobre a TV Guararapes.

Críticas ao trânsito -  Ainda no tempo destinado às discussões das proposições que constam na pauta de votação, o vereador Eduardo Moura  teceu considerações sobre o requerimento nº 61/2025, de autoria do vereador Romerinho Jatobá (PSB), dirigindo indicação à presidente da CTTU para analisar a viabilidade de disponibilizar um agente de trânsito, bem como melhorias na sinalização, na Estrada do Encanamento, no bairro do Parnamirim. 

“Há uma carência e insegurança no trânsito do Recife. O presidente da Casa fez um requerimento pedindo um guarda municipal para uma rua da Zona Norte com o objetivo de ter uma organização mínima na localidade", salientou. "Existem um pouco mais de 1500 guardas no Recife e 450 estão lotados como guardas de trânsito”.

Eduardo Moura destacou que era preciso debater as temáticas na Casa de José Mariano. “Considero que as questões de segurança, a situação dos guardas municipais e o trânsito são temas delicados em nossa cidade. A gente precisa discutir de maneira efetiva: aumento da nossa guarda municipal, aumento da remuneração dessa corporação da nossa cidade, melhoria nos equipamentos e o armamento".

No aparte, o vereador Fred Ferreira (PL) também defendeu que o assunto deva ser explanado na Câmara do Recife para que a cidade possa ganhar, segundo ele, um trânsito com maior qualidade. “É um tema que a Câmara tem que puxar para si porque a cidade do Recife tem um dos piores trânsitos do Brasil. Um debate que a gente tem que estar atento e eu creio que os guardas precisam estar nas ruas para fiscalizar. A questão das orientações das multas é também necessária para que realmente a cidade venha a ter um trânsito qualificado”. Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.

 

Em 04.02.2025