Vereadores debatem subsídio para transporte complementar
O requerimento de nº 480/2025 explicita a necessidade dos serviços de limpeza e contenção na encosta da barreira da rua Subida do Alto do Capitão. O pedido é direcionado à Secretaria de Infraestrutura do Recife.
Ao tratar do requerimento nº 479/2025, destinado à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o parlamentar afirmou que o intuito é cobrar tratamento igualitário em relação às empresas de ônibus do transporte convencional do Grande Recife Consórcio de Transporte, que recebe subsídios do Governo do Estado para viabilizar suas operações. De acordo com Júnior de Cleto, os permissionários das linhas interbairros do STCP contam apenas com os recursos das tarifas pagas pelos usuários, que hoje custam R$ 4,30.
“Observamos aqui que essas linhas interbairros desempenham um papel equivalente ao transporte convencional por ônibus”, argumentou o vereador. “Os pequenos empresários, que fazem o transporte complementar, estão passando por uma grande dificuldade financeira”.
Em aparte, o vereador Agora é Rubem salientou a importância do transporte complementar do Recife para comunidades antes desassistidas pelo sistema de transporte e disse ser necessário valorizar e ampliar o STCP. “Foi através do transporte complementar que o povo da [comunidade] Aritana deixou de entrar dentro da lama e passou a ter um transporte de responsabilidade”.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Júnior de Cleto.
Em 18.02.2025