Vereadores defendem requerimentos sobre infraestrutura

Iluminação pública em ruas de Tejipió e árvore com risco de queda em Boa Viagem. Três requerimentos de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) foram levados à discussão na tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (17), durante reunião plenária. A autora das proposições iniciou o debate que também contou com o aparte do vereador Felipe Alecrim (Novo). Duas matérias são dirigidas à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e uma à Secretaria de Meio Ambiente do Recife.

O requerimento nº 412/2025 dirige indicação à Emlurb para providenciar a troca das luminárias com lâmpadas de led nos postes da rua Queira Deus, bairro de Tejipió. Já o requerimento nº 426/2025, também dirigindo à Emlurb, autoriza a troca de lâmpadas de led nos postes de energia da rua Caparaó, bairro de Tejipió.

“Queria reforçar a importância da Emlurb de fazer essa reposição de luminárias para darmos segurança aos recifenses para poderem circular dentro das suas comunidades. As mulheres, normalmente, saem para trabalhar muito cedo e chegam muito tarde. E, diante do caos que a segurança pública se encontra, a gente sabe da importância de termos as ruas com reforço de iluminação. A Neoenergia também tem corresponsabilidade nesses pedidos", disse Ana Lúcia.

O terceiro requerimento, nº 428/2025, dirige indicação ao secretário de Meio Ambiente do Recife no sentido de enviar uma equipe técnica para analisar uma árvore que apresenta grande risco de queda e que tem causado várias rachaduras na rua Prof. Júlio Ferreira de Melo, no bairro de Boa Viagem. “Nós temos um montante de árvores na cidade do Recife que precisam, urgentemente, serem erradicadas porque estão cheias de cupins oferecendo muito risco para a população, principalmente nos períodos chuvosos", completou Ana Lúcia.

No aparte, Felipe Alecrim (Novo), parabenizou as proposições e lembrou da queda de uma árvore, no campus da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). “Foi uma árvore gigante na Rua do Lazer, e houve apenas um dano físico à Universidade. Por muito pouco, não atingiu os animais que ficam nos jardins da universidade. Temos também observado um emaranhado de fios em diversos postes da cidade. Conte comigo nessa cobrança de pedidos”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia

Em 17.02.2025