Vereadores discutem requerimentos de temas diversos

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (25), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) discutiu diversos requerimentos de sua autoria. Os requerimentos versam sobre limpeza de canal, construção de Upinha, implementação de uma central de regulação 24 horas e aposentadoria para agentes comunitários. Os vereadores Alcides Teixeira Neto (Avante) e Rinaldo Junior (PSB), em apartes, entraram na discussão.

O requerimento de número 670/2025 pede a realização do serviço de limpeza do “Canal da Vovozinha”, no bairro de Santo Amaro. Luiz Eustáquio afirmou que a solicitação tem que ser feita o mais rápido possível. “A maioria dos barracos foram retirados de cima do canal, foi uma ação importante feita pelo Governo do Estado, mas precisamos fazer a limpeza e também o alargamento daquele canal para garantir que as chuvas não continuem enchendo a casa das pessoas”.

Sobre este requerimento, em aparte, o vereador Alcides Teixeira Neto afirmou que “Santo Amaro tem vários graves problemas, mas aquele canal é muito grave porque quem mora ali é quem sofre”, e ressaltou a importância da construção da Upinha. Em seguida, o vereador Rinaldo Junior (PSB) corroborou com a importância da limpeza do “Canal da Vovozinha” e, segundo ele, “a Prefeitura do Recife já se colocou à disposição, entrou em contato com a promotoria do Ministério Público, porque não basta somente retirar, tem que entregar a casa e urbanizar a área”. O requerimento nº 727/2025, pede a construção de uma Upinha 24 horas, no bairro de Santo Amaro. 

Em seguida, Luiz Eustáquio discutiu o requerimento nº 768/2025, que pede à Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome para implantar uma central de regulação 24 horas para atendimentos dos serviços especializados pela Secretaria e ressaltou que “há serviços que faltam na nossa sociedade”. 

Já o requerimento nº 780/2025 pede a aposentadoria especial, conforme estabelece a Emenda Constitucional nº 120, de 5 de maio de 2022, aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Saúde Ambiental e Combate às Endemias. O parlamentar pontuou que “será um marco” na sociedade. “A nossa cidade é revolucionária, de luta. Fomos a primeira capital do país que fez a efetivação dos agentes comunitários. É importante a gente colocar um plano de cargos e carreiras, que o piso esteja em cima dele. Essa é a nossa luta. Esse é o compromisso com os trabalhadores e com as trabalhadoras da nossa cidade”, afirmou. 

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Luiz Eustáquio.

Em 25.02.2025