Vereadores exaltam Prêmio Graça Araújo

A Câmara do Recife discutiu e aprovou o requerimento nº 179/2025, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), dirigindo solicitação para realizar reunião plenária, em caráter solene, no dia 8 de maio, às 18h, para a entrega do Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo. O vereador Eduardo Moura (Novo) ressaltou a importância da comunicadora falecida no ano de 2018. Ela apresentou o programa “TV Jornal Meio-Dia” por quase 26 anos, e comandou o programa “Rádio Livre”, na Rádio Jornal, por 17 anos.

“Graça representou para o jornalismo e para sociedade, no geral, várias vitórias. Não dá para negar que uma âncora negra, naquela época, era mais difícil. Mas, Graça Araújo conseguiu o seu espaço impondo a sua qualidade impecável na apuração e exigia isso dos seus estagiários. Ela se encontrou no jornalismo pernambucano antes dominado por homens. Era um ícone e ensinou muito a vários jornalistas. Graça sempre vai ser lembrada como uma pessoa que marcou o jornalismo pernambucano”, afirmou Eduardo Moura.

No aparte, a autora do requerimento, vereadora Ana Lúcia, enalteceu o valor de Graça Araújo para a sociedade. “Graça Araújo era uma mulher de uma sensibilidade incrível e tinha algo muito peculiar que era o poder de dialogar com o público de uma forma muito simples, clara, verdadeira, direta e com respeito aos seus telespectadores e ouvintes", disse a parlamentar.

Em seguida, a vereadora lembrou de um discurso que a jornalista proferiu na Câmara do Recife. "Ela esteve nessa Casa, num mês de março, quando nós fizemos uma homenagem às mulheres que protagonizavam suas histórias. Graça disse que sentia muito não termos mais mulheres nessa Casa Legislativa. Propôs uma reflexão e ressaltou que se nós, mulheres, não estamos aqui, é porque nós mesmas não as colocamos. Isso ficou marcado". 

O Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo tem como objetivo homenagear a apresentadora mais popular da televisão pernambucana e reconhecer o trabalho dos profissionais de comunicação.

 

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.

 

Em 10.02.2025