“Mulheres que inspiram”: solenidade marca comemoração do Dia da Mulher na Câmara
Professoras, juristas, esteticistas, militares, comunicadoras, ativistas, empresárias, médicas, cantoras, recepcionista e mulheres do lar estiveram entre as homenageadas da reunião. “O mês de março é um mês simbólico para nós, mulheres, sobretudo para a gente celebrar. É claro que a gente tem muita luta, mas a gente tem, também, que celebrar mais a história de lutas que nós temos. Lutas por melhores condições de trabalho, lutas por reconhecimento, lutas por cada pauta feminina”, explicou Ana Lúcia.
Além das parlamentares, compuseram a mesa de honra do evento a secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros, a presidente da seccional Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Ingrid Zanella, e a juíza de direito da 2ª Vara de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, Ana Marques Veras.
Para Glauce Medeiros, a solenidade na Câmara serviu para celebrar os diversos papeis que mulheres desempenham para fortalecer a luta por direitos. “É sempre muito especial quando o Poder Legislativo faz uma sessão solene como esta para homenagear mulheres – mulheres do dia a dia, mulheres do povo, as mulheres que estão em vários espaços, em vários campos da nossa sociedade, atuando e lutando, porque ser mulher na nossa sociedade exige de nós uma sobrecarga muito grande”.
Na ocasião, Ingrid Zanella representou as homenageadas na tribuna do plenário do Poder Legislativo. A presidente da OAB-PE se disse honrada pela celebração e salientou que ainda há muito o que fazer até que a igualdade de gênero seja alcançada. ”Março é um mês para a gente lembrar que todo dia é dia de lutar por equidade de gênero, por igualdade salarial, pela luta real por igualdade de oportunidade materialmente constitucional, como prevê o nosso ordenamento jurídico. Então, temos que celebrar todas as conquistas, mas tem muito chão pela frente”.
Durante a cerimônia, foram distribuídos certificados honoríficos e flores às mulheres homenageadas. A cantora Taysinha e a banda Capitão Zuzinha, da Polícia Militar, pontuaram o evento com apresentações musicais.
Antes de concluir a reunião, a vereadora Natália de Menudo fez um discurso de agradecimento a Ana Lúcia por seu papel na Câmara do Recife e se pronunciou a favor da união das mulheres contra o machismo e a desigualdade. “Cada mulher que está aqui nesta tarde tem suas dores, suas lutas, suas conquistas, seus desafios. Cada uma que está aqui sabe o que passou na sua trajetória para chegar neste local hoje. Mas saibam que, com união, iremos mostrar que o machismo não vai nos silenciar. Que nós vamos ter, sim, vez e voz”.
Clique aqui e assista a reportagem da TV Câmara do Recife.
Em 20.03.2025