Ações nas áreas de risco do Recife são debatidas pelos vereadores

Ao debater um conjunto de 14 requerimentos que pedem melhorias para as famílias que residem em áreas de risco e na periferia, o vereador Júnior de Cleto (PSB) fez um discurso que alerta para os problemas enfrentados pela população e que se agravam com as alterações climáticas. Entre as solicitações que pedem atuação da Prefeitura do Recife, a maioria indica vistoria e serviço de contenção de encostas, além de limpeza de bueiros e poda de árvores. O tema foi debatido na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (10) e participaram os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Felipe Alecrim (Novo).

Júnior de Cleto justificou o debate dos requerimentos lembrando que é presidente da Comissão de Meio Ambiente. “Em Pernambuco mais de 1 milhão de pessoas vivem em áreas vulneráveis a eventos climáticos, segundo estudo do Governo Federal. É o terceiro Estado mais vulnerável do Brasil, ficando atrás apenas da Bahia e do Espírito Santo. Em Pernambuco, temos que enfrentar problemas de áreas de morros e ou em áreas planas, com lençol freático muito perto da superfície. As mudanças climáticas causam catástrofes no Recife, como deslizamentos e alagamentos. Só em fevereiro, por exemplo, choveu mais do que o dobro do esperado para o mês. É um desafio gigante”. Os requerimentos foram aprovados.

Entre os 14 requerimentos Junior de Cleto debateu o de número 806/2025, dirigindo indicação à Secretaria de Infraestrutura do Recife para viabilizar a realização do serviço de contenção de encosta na 3ª travessa subida da Medalha Milagrosa, nº 100, bairro de Dois Unidos; o de número 810/2025, dirigindo indicação à Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife para determinar a realização de vistoria na encosta da Avenida Chagas Ferreira, nº 60, bairro Nova Descoberta; e o requerimento 816/2025, que pede a realização do serviço de contenção de encosta na Rua Victor Feliciano, nº 18 e nº 79, bairro Alto do Capitão.

O vereador  observou que entre os anos de 2021 e 2024 muitas obras foram executadas na área de infraestrutura, que visam minimizar os efeitos das mudanças climáticas no Recife. “A Prefeitura do Recife já investiu pesado em morros e limpezas de galerias, tendo concluído 135 obras de encostas, com investimentos de mais de R$ 155 milhões, que visam proteger cerca de 9 mil famílias”, lembrou. Segundo o vereador, a média de obras mitigadoras, em área de risco, nos últimos quatro anos, são três por dia.

Em aparte, Eduardo Moura lembrou que somente na Ordem do Dia desta segunda-feira, foram apresentados 164 requerimentos. “Muitos deles pedem ações urgentes. Estamos no mês de março. Se os requerimentos apresentados hoje forem atendidos pela Prefeitura do Recife, moraríamos em outra cidade. Só os requerimentos [do vereador Junior de Cleto] beneficiariam centenas de pessoas nas periferias. Se a Prefeitura do Recife atender à metade dos requerimentos não teremos tragédia [no período chuvoso]”.

O vereador Felipe Alecrim ocupou a tribuna para debater os requerimentos apresentados. Ele parabenizou todas as proposições de Júnior de Cleto. “Eu tenho acompanhado o trabalho de Júnior de Cleto que parece ser um veterano porque possui vários requerimentos pedindo melhorias para as famílias que residem no Recife. Cleto traz um resultado certamente daquilo que enxerga quando caminha nas ruas do Recife, especialmente nas comunidades. Os requerimentos que são trazidos são muito importantes porque mesmo sendo um vereador de situação, mostra a grande necessidade que existe hoje, por parte da Prefeitura, de intervir nessas áreas de risco”.

No aparte, Eduardo Moura disse que existem problemas a serem resolvidos na cidade e enalteceu a atuação dos vereadores na apresentação de requerimentos. “A realidade grita no Recife e eu só tenho elogios a todos os parlamentares porque os requerimentos são mais de 100 em todas as reuniões plenárias. Elogio também os vereadores da situação que estão fazendo o trabalho deles que é o de pedir melhorias”.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Junior de Cleto.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Felipe Alecrim.

 

Em 10.03.2025