Benefícios para entidades do terceiro setor são discutidos na Câmara

O requerimento número 1.277/2025, de autoria do vereador Alef Collins (PP), foi discutido nesta terça-feira (25), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. O documento pede ao prefeito do Recife a união de “esforços com a finalidade de encaminhar um projeto que concede incentivo fiscal às organizações do terceiro setor, sediadas no Recife, por meio de plano que atribua isenção de tributos imobiliários e mercantis”. Em aparte, os vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Gilberto Alves (PRD) salientaram a importância do pedido.

O autor do requerimento, vereador Alef Collins pontuou que o requerimento “tem grande valor porque vamos utilizar do nosso poder público para contemplar o terceiro setor, que se faz tão importante”, afirmou. “Quando vamos falar de terceiro setor, falamos daqueles que atendem às necessidades das pessoas e podemos falar também de ONGs que atuam fazendo a diferença em todo o planeta terra”, disse. 

Em aparte, o vereador Felipe Alecrim o parabenizou pelo requerimento, e afirmou que “o terceiro setor chega onde o estado não consegue chegar, então, é muito importante esse tipo de valorização”. O vereador Gilberto Alves também corroborou com a colocação. “Eu acho que uma discussão no aspecto de benefícios fiscais seja uma alternativa, sim, a estimular e ajudar aquilo que é papel complementar do terceiro setor”. 

Outros requerimentos - O vereador Alef Collins também destacou, na tribuna da Casa, outros requerimentos de sua autoria: o de número 1.283/2025, que pede a realização de uma pesquisa censitária da população com deficiência e/ou doença rara, com caracterização socioeconômica e relatório temático de identificação das necessidades dessas pessoas na cidade do Recife; o de número 1.286/2025, que pede que seja instituído um programa que garanta a realização anual de exame oftalmológico para todos os estudantes da rede pública municipal.

Além destes, o parlamentar também salientou o requerimento 1.468/2025, que pede a concessão da subvenção social em favor do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE); e o requerimento de número 1.469/2025, que pede a união de esforços do prefeito do Recife e da Secretaria de Saúde com o objetivo de criar a carteira de identificação para a pessoa com fibromialgia. 

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Alef Collins.

Em 25.03.2025