Blocos e agremiações carnavalescas são homenageados na Câmara do Recife
O vereador Agora É Rubem destacou que os blocos e agremiações são responsáveis por "manter acesa a chama do frevo", que é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade desde 2012. Segundo o parlamentar, o carnaval é um importante agente de mobilização social que promove a democratização da festa sem perder a espontaneidade e coletividade.
“É um momento de grande importância e muita emoção subir a esta tribuna e homenagear cada agremiação, cada bloco, cada passista de frevo e tantos outros representantes da nossa cultura. Nós temos o compromisso diário de não deixar a cultura morrer. É com muita alegria que estamos trazendo a cultura para dentro da Casa de José Mariano. Eu sei o tamanho da responsabilidade de colocar uma agremiação e um bloco na rua, porque temos o compromisso com as comunidades e com projetos sociais, como o Sementes do Amanhã, por exemplo. E foi através dos projetos sociais que muita gente aqui se apaixonou pela cultura do Recife, do caboclinho, da escola de samba, dos blocos de carnaval", enfatizou Agora É Rubem.
Representando os homenageados e integrante do CCM Girassol da Boa Vista, Felipe Tomiya agradeceu pelo reconhecimento e reforçou a importância da valorização à cultura como incentivo à economia. "A força das agremiações não está só no desfile, é importante frisar que, por trás de um desfile, existem empregos diretos e indiretos através de costureiras, carnavalescos, artesãos que, com dedicação, fazem com que as agremiações transformem sonhos em realidade. A esses profissionais, nossa gratidão. Eu espero que a Casa de José Mariano possa realizar mais eventos como esse para fortalecer a nossa cultura popular, porque um país sem cultura é um país sem memória".
Ao final da reunião solene, o vereador Zé Neto salientou a importância da homenagem “a todos que fazem o nosso carnaval, os blocos carnavalescos, as agremiações, pois o Carnaval é uma manifestação cultural tão nossa e com uma cadeia produtiva que vive dessa grande manifestação cultural”.
A Mesa de Honra da solenidade também contou com a presença de Vancrecia Maria Pontes, presidente da Troça Carnavalesca Mista (TCM) Azulão e Folia; e Carlos Vasconcelos, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e conselheiro do bloco Aí Mainha, Carlos Vasconcelos.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista a reunião solene solene em homenagem aos blocos e agremiações carnavalescas.
Em 31.03.2025.