Câmara aprova requerimento que homenageia profissionais de saúde que atuaram contra covid-19
Também debateram o tema na tribuna da Casa, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e os vereadores Tadeu Calheiros (MDB), Gilson Machado Filho (PL) e Eduardo Moura (Novo), além de outros parlamentares que se posicionaram através de apartes.
“A pandemia foi um dos fatos mais tristes dos últimos anos e graças a um governo negacionista, quase um milhão de pessoas morreram no Brasil. Hoje completamos 5 anos que o Brasil bateu recorde de morte diária de covid-19. Foram dias de incerteza, de medo e de dor. Mas tivemos verdadeiros heróis: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, assistentes sociais, motoristas e profissionais da segurança pública. Muitos enfrentaram longos plantões. Muitos perderam colegas que estavam com eles nas trincheiras de batalha. Como médica e mãe, enxergo nesse voto de aplauso uma forma legítima de prestar homenagem e dar nossos sinceros agradecimentos”
A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) pediu aparte e afirmou que “conceder esse voto de aplausos é reconhecer o trabalho desses profissionais”. O vereador Luiz Eustáquio (PSB) lembrou que há cinco anos “nós não tínhamos esperança de estarmos aqui hoje. Os profissionais de saúde foram os que enfrentaram a guerra silenciosa, o inimigo invisível”. Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Flávia de Nadegi.
Ao ocupar a tribuna para discutir o assunto, o vereador Tadeu Calheiros disse que a iniciativa de Flávia de Nadegi era muito valorosa e que os profissionais de saúde desempenharam suas funções com competência no combate à covid-19. “Num passado bem recente, na linha de frente - onde todo mundo estava nas suas casas - muitos profissionais muitas vezes foram impedidos de usarem os elevadores dos seus prédios", lembrou. "Eles atendiam a população e se arriscavam. Foram agentes comunitários, médicos, enfermeiros, técnicos, maqueiros, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfim, toda a rede de saúde estava atuando forte. Então, é importante esse respeito aos profissionais de saúde de ontem, hoje e de amanhã”
No aparte, Rinaldo Junior (PSB) pontuou que a melhor forma de homenagear um trabalhador é com melhor remuneração. “Parabenizo o requerimento, e o aplauso maior começa pelo bolso com melhorias nas remunerações e benefícios. Voto favorável a esse voto de aplauso, acho importantíssimo”. Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Tadeu Calheiros.
Ao discutir o requerimento, o vereador Gilson Machado Filho destacou a importância da atuação dos profissionais da saúde na pandemia e lamentou a situação em que eles trabalhavam. “Eu tenho muito respeito a todos os profissionais de saúde e sei da luta que passam, porque eu tenho uma médica dentro de casa. E é muito triste quando a gente pensa no tempo da covid-19 e vê que os médicos sofreram tanto, porque o dinheiro vinha, mas em locais como Pernambuco, ele era utilizado para comprar respirador de porco”, reclamou o parlamentar. Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Gilson Machado Filho.
Em seu discurso na tribuna, Eduardo Moura relembrou as dificuldades que os profissionais da linha de frente passaram durante a pandemia e afirmou que uma forma de homenageá-los seria intensificar as fiscalizações parlamentares em unidades de saúde. “Vamos fazer o que eles fizeram por nós na época da pandemia. Vamos para a linha de frente, vereadores, sejam vocês de oposição ou não. Vocês que são de situação, vamos fiscalizar todos os postos de saúde e todas as policlínicas. E vamos fazer o nosso papel para deixar a saúde em ordem, para dar respeito a essas pessoas, uma condição de trabalho digna, com todos os equipamentos necessários”. Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.
A vereadora Cida Pedrosa também debateu o tema. Ela disse que todas as pessoas tiveram perdas de amigos ou familiares durante a pandemia. Elogiou a atuação do Sistema Único de saúde (SUS) e afirmou que “muitos países não tinham um sistema de saúde igual ao nosso e enterravam pessoas em valas. Aqui existe a medicina pública para todas as pessoas”, avaliou. Ela aproveitou para parabenizar o então secretário de Saúde da Prefeitura do Recife, Jailson Correia. “Aqui, parabenizo e abraço com carinho o médico e ex-secretário Jailson Correia. Ele é um cientista que sabe demais de saúde. Muita gente não sabe, mas ele fazia parte de um grupo de cientistas no mundo inteiro que se reunia para discutir a covid-19”. Reclamou a forma de como o então presidente da República Jair Messias Bolsonaro, conduziu a pandemia, chamou-o de negacionista.
Em aparte, a vereador Kari Santos (PT) compartilhou da opinião de Cida Pedrosa. “Enquanto esses profissionais, que estão sendo homenageados, estavam à frente [no combate à covid-19], havia um negacionista que se negava a comprar vacina, que negociava um dólar por cada vacina e que dizia que quem tomasse vacina iria virar jacaré”. Clique aqui e assista ao pronunciamento de Cida Pedrosa.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Em 24.03.2025.