Câmara debate criação de Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (17), parlamentares debateram diversos requerimentos de autoria do vereador Alef Collins (PP), com destaque ao de número 1.080/2025, que pede a criação de um Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos. Além do autor dos pedidos, também participaram do debate a vereadora Kari Santos (PT), e os vereadores Luiz Eustáquio (PSB), Carlos Muniz (PSB) e Rodrigo Coutinho (Republicanos).

Sobre o requerimento 1.080/2025, que pede a criação do Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos, o autor da proposta, vereador Alef Collins, destacou a importância do debate sobre a vida dos animais de rua da cidade. “A gente sabe que a Prefeitura do Recife tem um trabalho prestado, e eu até parabenizo. Mas o que a gente quer é que os animais possam ser redirecionados”, disse. 

Ao tratar do requerimento, o vereador Rodrigo Coutinho pediu que, além da criação do Centro, a Prefeitura tomasse medidas para intensificar o controle populacional de cães e gatos na capital. Ele defendeu que o Executivo municipal firmasse convênios com organizações de proteção animal para financiá-las e ter acesso a equipamentos móveis de castração. "É exatamente fazendo esses convênios com as ONGs de defesa dos animais que a gente vai conseguir ter acesso a esses castramóveis, dar insumos para as ONGs que cuidam dessa temática, fazendo assim um controle extremamente importante".

Outros requerimentos - Outros sete requerimentos foram destacados pelo vereador Alef Collins. Com relação ao 1.007/2025, com indicação ao secretário-Executivo de Defesa Civil do Recife, para promover a demolição do imóvel localizado na Rua da União, nº 515, bairro Boa Vista, o parlamentar chamou a atenção para os riscos que o prédio oferece. 

“O próprio Tribunal de Contas apresentou um relatório dizendo que o prédio apresenta alto risco de desabamento. O nosso pedido é para que a Prefeitura olhe para essa demolição, que tem que existir para que vidas não sejam perdidas. A gente sabe que é uma rua muito movimentada, tem um fluxo muito grande de pessoas”, disse. Em aparte, a vereadora Kari Santos (PT) e os vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Carlos Muniz corroboraram com a importância da demolição e sugeriram checar a situação dos possíveis moradores do imóvel. 

Já sobre o requerimento 1.009/2025, o parlamentar pede que a secretária de Assistência Social e Combate à Fome encaminhe à Câmara um projeto de lei que trate sobre a concessão do benefício de leite gratuito para crianças carentes estabelecendo prioridades, dentre outras providências. “O nosso pedido é para essas mães que têm os seus filhos até 12 meses. Se a gente puder prolongar, porque a importância do leite materno para a criança é muito grande, a gente pede que seja ampliado esse benefício”, afirmou. 

O requerimento de número 1.010/2025 pede a emissão de ato normativo que determine a retomada do benefício de meia tarifa aos domingos para os usuários portadores do cartão VEM comum. “A gente pede que volte o benefício de meia tarifa aos domingos, porque é muito importante para as pessoas de baixa renda e que possam ter melhor acesso ao transporte público”, pontuou Alef Collins. 

“O nosso Recife é uma capital muito importante e, mesmo assim, infelizmente, a gente ainda vê crianças e adolescentes nessa situação de trabalho infantil. Somos totalmente contra essas crianças estarem sendo, muitas vezes, escravizadas, sem nem saber. O nosso pedido é para que exista um atendimento especial e que sejam feitas outras pesquisas para termos dados atualizados sobre o tema”, disse o parlamentar, sobre o requerimento de número 1.013/2025. O documento pede que sejam intensificadas ações contra o trabalho infantil durante todo o ano. 

O requerimento de número 1.068/2025 pede a atualização do site institucional do Poder Público Municipal. “Nós pedimos que, de forma célere, possa atualizar todas as informações; quem são os secretários, número de telefone, como ter acesso a essas Secretarias. Para que, de forma ampla, as pessoas tenham acesso, entendam o que faz e, muitas vezes, briguem pelos seus direitos”, afirmou. 

Por sua vez, o requerimento de número 1.104/2025, solicita a realização de audiência pública, no dia 9 de abril, das 14 às 18h, com o propósito de discutir e colher subsídios acerca da questão da concessão dos quatro parques urbanos à iniciativa privada. Sobre este pedido, o vereador Alef Collins disse que “o nosso interesse é que eles tenham maiores esclarecimentos sobre quem vão ser as pessoas que vão assumir, para que a população tenha acesso. São 30 anos de concessão e muitos fatos ainda não foram esclarecidos”. 

E, por fim, Alef Collins destacou a importância do requerimento de número 1.106/2025 porque “a gente precisa entender o que, de fato, a Prefeitura vai fazer. Até porque, pelo o que a gente conversa com os permissionários', disse. O requerimento pede que seja realizada audiência pública, no dia 3 de abril, das 10h às 13h, com o propósito de discutir e colher subsídios acerca da questão das intervenções públicas na Rua do Lazer, localizada entre os blocos G e B da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Alef Collins. 

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Rodrigo Coutinho. 

Em 17.03.2025