Câmara do Recife entrega Medalha de Mérito José Mariano ao médico Pedro Russo

Reconhecido pela dedicação e competência no tratamento de transtornos mentais com abordagem humanizada, o médico psiquiatra Pedro Cerqueira Russo recebeu, na noite desta segunda-feira (24), a Medalha de Mérito José Mariano, por iniciativa do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos). Presidida pela vereadora Flávia de Nadegi (PV), a solenidade foi realizada no plenário da Câmara do Recife e contou com a presença de amigos e familiares do homenageado.

O vereador Rodrigo Coutinho lembrou ter conhecido Pedro Russo no Caxangá Golf Club, na Zona Oeste do Recife, onde praticavam hipismo juntos. Ele também destacou a importância da comenda aprovada em plenário pelos parlamentares. "A gente teve a votação do projeto aprovada por unanimidade nesta Casa. A entrega da Medalha de Mérito José Mariano é extremamente justa e faz muito sentido a gente homenagear um cara que passou por diversas dificuldades no início da faculdade, perdendo boa parte da visão e, ainda assim, conseguiu seguir no curso de medicina, seguir na psiquiatria, aonde a gente tem a convicção de que é um dos grandes quadros de médicos psiquiatras de Pernambuco", detalhou o parlamentar. 

"A sua história mostra que a gente pode, sim, alcançar os nossos objetivos independente das adversidades. Por isso que eu fiz questão de homenageá-lo nesta noite tão importante, para dizer que a Câmara Municipal do Recife reconhece que Pedro Russo, médico psiquiatra, é um grande médico no Recife e um cara que precisava ser reverenciado nesta Casa Legislativa", complementou o autor da homenagem. Em seguida, a esposa de Rodrigo Coutinho, Marina Coutinho, realizou a entrega de flores para Pamela Russo, a esposa do homenageado. 

Após receber a maior comenda da Casa de José Mariano, Pedro Russo agradeceu a presença das pessoas que estavam na solenidade. Ele falou das dificuldades que passou até se tornar um médico reconhecido em sua profissão. "O ano de 2011 foi uma mudança na minha vida. Eu tinha 23 anos e fui diagnosticado com um tumor cerebral. Foi operado e a operação foi um sucesso, a princípio. Mas depois vieram umas sequelas e eu fiquei deficiente visual bilateral, enxergo muito pouquinho de um olho só, mas que faz uma diferença muito grande. Foi difícil acabar a faculdade, mas acabei, passei na residência, tanto que sou reconhecido em Pernambuco e tenho pacientes do Brasil todo e até do exterior", contou. "Eu queria dizer que a sua única limitação é você mesmo. Você é quem diz seus limites. Eu sempre tento para quebrar a cara e dizer que não consigo, mas nunca digo, de cara, que não consigo", salientou o homenageado. 

Em seguida, ocupou a tribuna da Câmara do Recife o ex-vereador do Recife e ex-deputado estadual de Pernambuco, André Campos. Ele destacou que "Pedro é um grande exemplo de superação", afirmou. "Ele enfrentou os desafios e hoje é um psiquiatra respeitado não só no Recife, onde ele recebe essa Medalha, a mais importante comenda da Câmara do Recife".

Antes de finalizar a reunião, a presidente da solenidade, vereadora Flávia de Nadegi, parabenizou Rodrigo Coutinho pela homenagem. "Eu posso dizer, hoje, com garantia, que esta Casa escolheu por unanimidade entregar a você [Pedro Russo] a mais alta comenda que a gente tem no Recife. O Recife se orgulha muito de ter você na nossa terra, de ter você na nossa história". 

Também compuseram a Mesa de Honra da solenidade o ex-secretário de Saúde de Pernambuco, Humberto Antunes; e o ex-secretário de Turismo do Recife, Carlos Braga. 

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e confira a solenidade na íntegra. 

Em 24.03.2025