Compaz no Nascedouro de Peixinhos é solicitado em plenário

A realização de estudos para implantação de um Compaz no Complexo do Nascedouro de Peixinhos, a fim de melhorar a oferta de políticas públicas para a comunidade da região, foi tema de debate da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (10). O estudo, solicitado à Prefeitura do Recife, faz parte do requerimento de número 872/2025, de autoria da parlamentar, e também foi debatido pela vereadora Kari Santos (PT).

O requerimento foi aprovado. “A Prefeitura do Recife já esteve na ONU para ganhar prêmios por causa da política do Compaz, que é uma usina de cidadania. E o Nascedouro de Peixinhos, que foi restaurado no primeiro governo Lula, quando João Paulo era prefeito, com recurso do Governo Federal, foi a primeira grande tentativa de se construir um grande ponto de cultura. Lá, havia uma biblioteca, um anfiteatro, e muitas bandas comunitárias tocaram ali”, disse.

Ao fazer um apelo para o prefeito João Campos criar um novo Compaz, Cida Pedrosa lembrou que a comunidade de Peixinhos “é um lugar pobre, à beira do rio Beberibe, sem nenhum Compaz por perto, características que correspondem ao perfil de um comunidade em situação vulnerável.

A vereadora Kari Santos disse que realizou uma visita ao Nascedouro de Peixinhos como primeiro ato do seu mandato. “O Nascedouro já foi uma referência de ponto de cultura, esporte e lazer; e tem uma horta comunitária tocada por mulheres. Enquanto vereadora, protocolei requerimento para a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) fazer a limpeza do local. É preciso preservar o patrimônio”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Cida Pedrosa.


Em 10.03.2025.