Requerimentos pedem fim do rodízio escolar de estudantes autistas e antecipação de cronograma de concurso
O requerimento nº 1164/2025 dirige indicação ao secretário de Educação do Recife para que determine o fim do rodízio escolar de estudantes autistas da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, situada na rua Engenheiro Vasconcelos Bittencourt, nº 35, no bairro da Várzea. Já o requerimento nº 1165/2025, também dirigindo indicação ao secretário de Educação do Recife, determina o fim do rodízio escolar de estudantes autistas da Escola Municipal Olindina Monteiro de Oliveira França, situada na Rua da Bela Vista, no bairro de Dois Unidos.
Lina Cirne enfatizou que é o direito à educação é um direito essencial de toda criança e, portanto, também da criança autista. “Há matrículas sendo recusadas, e quando as matrículas não são recusadas essas crianças estão sendo submetidas a um sistema de rodízio. Não é possível que as crianças autistas tenham que sujeitar-se a um sistema de rodízio para terem aula uma vez por semana e quatro vezes na semana estão sem aula porque não tem Agente de Apoio ao Desenvolvimento Educacional Especial (AADEE)”.
O requerimento nº 1175/2025 dirige indicação ao secretário de Educação do Recife solicitando a antecipação do cronograma do concurso público nº 002, de 9 de dezembro de 2024, referente ao cargo de AADEE. “Nós reconhecemos a Prefeitura em realizar o concurso, mas nós estamos pedindo antecipação do cronograma deste concurso porque precisamos prover as escolas de AADEE porque enquanto não têm esses agentes nas escolas, as crianças autistas estão sem poder ir à aula”.
Já sobre o requerimento nº 1206/2025 que solicita à Emlurb para que seja feita a manutenção do busto de Soledad Barret Viedma, localizado no Monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora, nº 35, no bairro da Boa Vista, a vereadora Liana Cirne lamentou o vandalismo. “Infelizmente, no Carnaval, o busto foi vandalizado e pedimos à Emlurb um pedido simples para um reparo do busto e que também seja colocada uma placa explicativa sobre a biografia de Soledad”.
No aparte, o vereador Agora é Rubem (PSB) parabenizou a vereadora pelo requerimento e citou um projeto que auxilia crianças autistas no bairro da Guabiraba. “Quero aqui parabenizar pela iniciativa e também todas aquelas pessoas que trabalham com crianças atípicas em especial crianças autistas. No Conselho de Moradores da Guabiraba nós temos profissionais capacitados para ajudar não só as crianças, mas os familiares também. Por mês, são atendidas mais de 300 crianças e é um projeto que só tende a crescer".
O vereador Felipe Alecrim (Novo) disse que a gestão precisa resolver a questão da educação para os alunos com Transtorno Espectro Autista e citou outras demandas. “A Prefeitura precisa resolver essa situação, além de falta de acessibilidade, falta d’água e problema com matrícula. Liana Cirne já trouxe vários requerimentos com problemas graves e tem muitas crianças hoje fora de sala de sala e nós precisamos combater essa realidade”.
O vereador Eduardo Moura (Novo) citou que a vereadora já elaborou diversas proposições direcionadas à educação e elogiou a parlamentar. “Liana Cirne vem fazendo vários requerimentos direcionados à educação e é impressionante o quanto a senhora está pedindo coisas básicas como reposição de água e fardamento para crianças que precisam. A Prefeitura tem que ter atenção aos pedidos e, enquanto Casa, temos que registrar isso”.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Liana Cirne.
Em 28.03.2025