Homenagem a profissionais da saúde que atuam no atendimento ao TEA é destacada por vereadores

O requerimento de número 1.153/2025, de autoria do vereador Agora É Rubem (PSB), foi discutido pela vereadora Liana Cirne (PT) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (17). O requerimento solicita a realização de uma reunião solene, no dia 7 de abril, às 18h, em homenagem aos profissionais da saúde que atuam no atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O vereador Samuel Salazar (MDB) também comentou sobre o tema.

A vereadora Liana Cirne parabenizou o vereador Agora É Rubem pela importância do requerimento. Ela também falou que realizará uma reunião solene no dia 2 de abril, em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. “Estamos vivendo um período em que a discriminação contra pessoas autistas tem ido a números alarmantes. Antigamente, nós sofríamos com o desconhecimento acerca do autismo, e hoje sofremos com o fato de que, na medida em que as pessoas conhecem sobre o autismo, elas começam a reagir da pior maneira possível”, disse. 

Ela destacou a importância da homenagem. “Eu entendo que as duas homenagens são complementares, porque assim como as mães atípicas, profissionais de saúde que atuam na área do autismo sofrem com sobrecarga da mesma maneira. Crianças autistas viram adultos autistas, que têm uma série de limitações sensoriais, já tem déficit na sua comunicação e interação social muito grave, que lhes colocam sempre como vítimas de bullying”, afirmou. 

Em aparte, o vereador Samuel Salazar pontuou as ações da Prefeitura do Recife em prol das pessoas autistas. “De 2024 para cá, a gente está no processo de expansão da rede de acesso ao tratamento integral de pessoas com neurodivergência. Foram abertos quatro centros de atendimento de núcleo de desenvolvimento integral nas UPAes do Ibura, Mustardinha, Arruda e Policlínica Lessa de Andrade. A gente precisa oferecer mais espaços como esse”, detalhou. 

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Liana Cirne. 

Em 17.03.2025