Legislação e Justiça aprova atendimento preferencial para pessoas com fibromialgia

Sob a presidência do vereador Rinaldo Junior (PSB), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (19), e fez a análise e aprovação de seis proposições. Entre as propostas aprovadas, está o projeto de lei Ordinária (PLO) que versa sobre "o atendimento preferencial aos portadores de Fibromialgia nos órgãos públicos do município". Os vereadores Samuel Salazar (MDB), Gilson Machado Filho (PL), Gilberto Alves (PRD) e Carlos Muniz (PSB) também estiveram presentes na reunião.

De autoria da vereadora Flávia de Nadegi (PV), o PLO de número 24/2025 dispõe sobre o atendimento preferencial aos portadores de Fibromialgia nos órgãos públicos no Município do Recife. Na justificativa, a autora da proposta destaca a importância da prioridade "reconhecendo as dificuldades enfrentadas por essas pessoas devido à natureza crônica e debilitante da doença". O texto da proposta detalha que a prioridade é para quaisquer serviços de atendimento ao público, especialmente em "unidades de saúde; hospitais; ambulatórios; atendimento educacional e psicológico; serviços de transporte público municipal; e serviços de assistência social". 

Além dele, outros três projetos de lei Ordinária foram aprovados pela Comissão de Legislação e Justiça, foram eles: o PLO de nº 12/2025, do vereador Eriberto Rafael (PSB), Denomina "Rua José Jacinto Camelo" a Rua popularmente conhecida como Rua dos Perdidos, localizada no Bairro Sítio dos Pintos; o PLO nº 27/2025, da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que denomina "Travessa Terreiro de Mãe Amara" a via indicada no bairro Dois Unidos; e o PLO nº 14/2025, da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), recebeu parecer favorável com emenda supressiva de relatoria. O projeto institui, no âmbito do Município do Recife, a Campanha Municipal de Conscientização para o Uso Ético da Inteligência Artificial. 

Homenagem - A Comissão de Legislação e Justiça também aprovou, na manhã desta quarta-feira, dois projetos de decreto Legislativo: o PDL de nº 49/2024, do vereador Carlos Muniz, que concede o Título de Cidadão do Recife ao publicitário Alexandre Keese; e o PDL de nº 01/2025, da vereadora Kari Santos (PT), que concede o Título de Cidadã do Recife a professora Fernanda Pessoa. 

O presidente do colegiado, vereador Rinaldo Junior, também realizou a distribuição de seis projetos de lei Ordinária e um projeto de decreto Legislativo para serem emitidos os pareceres que serão analisados em outra reunião da Comissão.

Clique aqui e assista a reunião da Comissão de Legislação e Justiça. 

Em 19.03.2025