Nomeação de ACS e ASACEs aprovados em concurso é defendida na Câmara do Recife

Foi aprovado, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (10), o requerimento de número 946/2025, que pede a “nomeação dos próximos candidatos aprovados no concurso público nº 001/2024, da Prefeitura do Recife, para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Saúde Ambiental e Combate às Endemias (ASACE)”. A proposição, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), foi defendida também pelo vereador Tadeu Calheiros (MDB), no plenário da Casa.

A justificativa do requerimento afirma que “segundo o Sindicato da categoria existe no Recife cargos vagos para o referido concurso de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Saúde Ambiental e Combate às Endemias (ASACE)”. 

O primeiro vereador a  ocupar a tribuna para destacar a proposição, foi o vereador Tadeu Calheiros que parabenizou Luiz Eustáquio pela iniciativa, “ele sempre esteve nesta luta de nomeação”. “É importante que a gente tenha a nomeação dos profissionais de saúde para ampliar a nossa rede. A gente tem que olhar para os ASCs e ASACEs, e para os novos que vão entrar, e para aqueles que estão aqui lutando pelos seus direitos”, pontuou. O parlamentar colocou o mandato à disposição da causa, “para que possamos nos somar à essa luta dos ASCs e ASACEs”.

Em aparte, a vereadora Natália de Menudo (PSB) também parabenizou o vereador Luiz Eustáquio e ressaltou ter acompanhado o trabalho de Tadeu Calheiros na Comissão de Saúde, “e eu sei da sua luta em relação aos ACSs e ASACEs”, além disso, “eu também quero colocar o meu mandato à disposição para o que estiver ao meu alcance”. Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Tadeu Calheiros. 

Ao tratar do tema na tribuna da Câmara, Luiz Eustáquio salientou que requerimentos como o de nº 946/2025 servem para “manter na ordem do dia que é importante aumentar a rede”, mas que o trabalho em prol na nomeação dos agentes também é feito em outras frentes. “Para isso, a gente não só faz requerimento, mas a gente procura, também, a secretária de Saúde, o secretário de Governo. Procura conversar com eles, procura encontrar uma saída, procura ouvir também”. Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Luiz Eustáquio.

A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) e o vereador Felipe Alecrim (Novo) se pronunciaram em apartes para demonstrar apoio às nomeações. “Eu concordo que tem que ser chamado esses concursados, até para melhorar a rede de saúde aqui do Recife”, declarou Jô Cavalcanti, colocando-se à disposição para colaborar com as tratativas sobre o tema. “É preciso reforçar a rede porque, lá na ponta, principalmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade, são os que sentem a ineficiência por causa da ausência de profissionais que cuidam, que zelam, daquele que é o maior patrimônio da vida do recifense, que é a sua saúde”, argumentou Felipe Alecrim.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Em 10.03.2025