Parlamentares analisam requerimento sobre CBTU

Na reunião plenária desta segunda-feira (17), na Câmara Municipal do Recife, o requerimento nº 1139/2025, de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo), foi analisado na tribuna pelo vereador Carlos Muniz (PSB). A proposição dirige apelo à superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-STU/REC) para determinar a realização dos serviços de limpeza e de manutenção no terreno contíguo à “Feira de Afogados”, que está tomado por vegetações que alcançam os postes de iluminação, com cópia à Neoenergia e à Emlurb para medidas conjuntas.

“Esse requerimento é importante porque me traz algo que está acontecendo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e no último dia 12 eu tive oportunidade de estar em Brasília, a convite do senador Fernando Dueire, e fomos à sede da Companhia tratar sobre a Superintendência de Trens Urbanos do Recife (STU/REC) com o presidente José Marques. A pauta é exatamente o estado de degradação como está o metrô de não ter nenhuma previsibilidade dos recursos humanos. A CBTU foi fundada em 1983, tem funcionários desde o início prestando serviços em vários segmentos públicos e que estão à deriva. Se for fazer uma concessão, que faça de forma equilibrada e que o poder público ganhe com essa concessão e não deixando de garantir os recursos humanos”

O parlamentar ressaltou que existe um plano para a recuperação da CBTU. “Segundo informação do presidente José Marques, essa recuperação é importante e também promove a garantia dos recursos humanos tanto para quem já estava lá, como também aqueles que foram oriundos dos concursos de 2006 e 2008. Lembrando que o metrô é um modal muito valioso para a cidade que já chegou a transportar 400 mil pessoas por dia, e hoje transporta menos de 200 com imprevisibilidade, insegurança e falta de confiabilidade”, acrescentou Carlos Muniz.

No aparte, Samuel Salazar (MDB) abordou sobre a possível privatização da CBTU e do plano de recuperação da Companhia. “A gente escuta muito em relação à discussão de privatização da CBTU. O vereador é o político mais próximo da população e embora seja a CBTU, o grande público quer que se resolva a situação. E sobre o plano de recuperação, temos recebido várias críticas sobre os nossos trens urbanos”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Carlos Muniz.

Em 17.03.2025