Parlamentares discutem fiscalização e necessidade de manutenção na Barros Lima

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (25) o requerimento nº 1.493/2025, de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo). No documento, o parlamentar destaca a necessidade de reparos estruturais e de manutenção na Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela. Durante a discussão, Moura ocupou a tribuna para defender o pedido e tratar da importância das fiscalizações a unidades de saúde públicas. Também participaram do debate, os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Felipe Alecrim (Novo).

No requerimento, o vereador afirma haver urgência em uma intervenção para recuperação de portas de paredes e de banheiros, além do reparo de infiltrações e de melhorias na sinalização.

Ao discutir o texto na reunião plenária, Eduardo Moura também defendeu a fiscalização de parlamentares em unidades de saúde, após a fiscalização que o seu mandato na Policlínica Barros Lima ter gerado um debate sobre os limites desse tipo de procedimento. A questão foi tema de uma audiência pública promovida na Câmara do Recife na segunda-feira (24).

“Eu queria deixar claro aqui a minha opinião contrária a isso [aos limites à fiscalização parlamentar em unidades de saúde]. Só tem um modo de a saúde melhorar, e esse modo é com a fiscalização independente e cumprindo a lei orgânica da cidade e a Constituição brasileira”, disse. “É muito importante as fiscalizações acontecerem para que esse tipo de problema seja exposto e possa ser cobrado”.

Em aparte, o vereador Rinaldo Junior (PSB) afirmou que fiscalizações são importantes e que o requerimento contaria com o apoio da base do governo. Ele ressaltou, ainda, avanços da gestão atual no setor da saúde. “Somente em quatro anos, o prefeito da cidade do Recife requalificou 50 unidades de saúde e duas foram construídas, além de quatro centros TEA e duas UPA-E. Estou falando que praticamente foram 15 unidades requalificadas por ano na última gestão do prefeito João Campos (PSB)”.

Já o vereador Felipe Alecrim (Novo), também em aparte, teceu críticas à gestão da saúde municipal. “A saúde da nossa cidade, hoje, é um caos. Falta medicamento, falta médico, falta tudo. As pessoas não têm dignidade. Existe orçamento para muita coisa: eventos, festas, publicidade. Mas esta gestão esquece daquilo que é essencial – cuidar da vida das pessoas. E não é só na Barros Lima, não”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura. 

Em 25.03.2025