Presidente da Câmara do Recife representa a Casa em seminário do TCE

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB) participou, na manhã desta terça-feira (18), da solenidade de abertura do 6º Seminário Novos Gestores Municipais, promovido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), no Centro de Convenções de Pernambuco. O simpósio abordará, até o dia 26, os desafios da administração pública em tempos de crise, o papel pedagógico do TCE e boas práticas de gestão que impactam diretamente a qualidade dos serviços públicos.

Romerinho Jatobá comentou sobre a importância de o TCE reunir prefeitos, secretários municipais e presidentes de Câmaras de Vereadores dos 184 municípios do Estado para falar de governança e de gestão, em tempos de crise. “É muito importante principalmente os novos gestores, aqueles que estão chegando agora, saberem os seus limites [constitucionais], saberem o que pode ser feito”, disse. O tema do encontro é “Transformando a Vida do Cidadão”.

Para o presidente da Câmara do Recife, “o Tribunal de Contas do Estado tem sido um órgão muito cauteloso nas fiscalizações, mas também tem dado um auxílio muito grande nas fiscalizações prévias, para que não se chegue ao extremo e gastar os recursos públicos indevidamente. A gente precisa acertar o gasto dos recursos públicos para que chegue na ponta, para que chegue na população, para que o povo de Pernambuco seja beneficiado”.

O presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, conselheiro Valdecir Pascoal,  ressaltou que o seminário é realizado a cada quatro anos para apoiar e orientar gestores, além de oferecer suporte técnico para o início dos seus mandatos. “O Tribunal tem a tradição de fazer esse seminário a cada nova eleição. Para esse encontro, o TCE se apresenta como instituição, mostra as suas atribuições, a forma de sua atuação, os seus sistemas, e ao mesmo tempo orienta os gestores em cada área dessas, em cada política pública, educação, saúde, segurança".

Ele explicou, ainda, que a parte, por exemplo, sobre as câmara municipais, ”a questão do orçamento, a questão das emendas, do julgamento das contas dos prefeitos, tem um momento muito rico em que a gente se encontra para discutir e ouvir”.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.


Em 18.03.2025.