Sinalização de “giro livre à esquerda” na Conselheiro Aguiar é proposta de requerimento

O requerimento nº 967/2025 do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) foi discutido no plenário pelo autor, nesta terça-feira (11), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. A proposição, que foi aprovada, faz indicação à Presidente da CTTU para providenciar a inclusão de uma sinalização de “giro livre à esquerda” na Avenida Conselheiro Aguiar, no bairro de Boa Viagem, zona Sul da cidade. O vereador Eduardo Moura (Novo) fez uso do aparte.

“Solicitamos esse giro livre à esquerda porque o sinal está de uma forma completamente inócua. Sobretudo porque o cruzamento que sucede o sinal está depois da via que você tem para virar à esquerda. Que a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, possa conceder a resolução desse requerimento para que a gente possa ter o trânsito mais fluido na zona sul da nossa cidade”.

Coutinho salientou que já fez outros pedidos à CTTU e citou que apresentará um projeto de lei para limitar o número de anos nos cargos de presidentes de autarquias e secretarias.

“Em 2017, indicamos à mesma presidente para que pudesse fazer um estudo de reversão de trânsito nessa mesma região onde a gente pede o giro livre à esquerda e eu venho cobrando muitas vezes à CTTU. Aproveitando a ocasião, vou apresentar um projeto de lei para que os presidentes de autarquias e secretarias municipais possam ter apenas oito anos, no máximo, à frente de um órgão para que a gente possa aumentar a resolutividade e oxigenar aquele ambiente profissional. Importante dizer também que eu não tenho nada contra a presidente da CTTU”.

No aparte, Eduardo Moura (Novo) disse que a CTTU já vem sendo liderada há muito tempo sob a mesma presidência. “São quatro mandatos, há muito tempo pela mesma gestora, e às vezes isso cria uma acomodação na solução de algumas coisas. Inclusive, há um recurso da CTTU em pegar empresas de fora para poder pensar o trânsito do Recife. A ideia de fazer o giro livre é muito boa, assim como chamar atenção nessa parte da direção da CTTU”.  

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Rodrigo Coutinho.

Em 11.03.2025