Vereadores aprovam melhorias em escolas de San Martin e Torrões

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) discutiu, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (18), dois requerimentos de sua autoria. Os pedidos são direcionados a duas escolas municipais da cidade e versam sobre a realização de reforma estrutural e lotação e encaminhamento de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE). O vereador Gilson Machado Filho (PL) também falou sobre o tema.

O primeiro requerimento discutido pela autora foi o de número 1.170/2025, com indicação ao secretário de Educação para que sejam realizadas reformas estruturais na Escola Municipal Hugo Gerdau, no bairro de San Martin, Zona Oeste do Recife. 

Segundo a parlamentar, a escola passou por uma requalificação recente, mas ainda precisa de melhorias. “A gestora da escola me relatou coisas que são inadmissíveis, como a demora para a entrega do material de limpeza, que faz parte da rotina e da higiene das escolas; a demora para a entrega do fardamento e do kit do aluno, que é inadmissível quando a gente sabe que é recorrente e todo ano letivo tem que ter. Além disso, tem também o motor do elevador de acessibilidade. A escola passou pela requalificação, mas é preciso que esse elevador funcione. Eu já fui em outras unidades e é perfeito quando ele está funcionando”.

Em aparte, o vereador Gilson Machado Filho afirmou que a educação do Recife tem que entrar em debate. “Todos os dias eu abro as minhas redes e vejo mães clamando por ajuda. Como é que o seu filho vai ter aula se nem tem aula? Que falta de planejamento é esse?”, questionou. 

O outro requerimento foi o de número 1.187/2025, que pede lotação e encaminhamento de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (Aadee) para atender as necessidades dos alunos laudados da unidade 83; lotação e encaminhamento de Agente de Apoio Escolar (AAE); entrega de material do estudante; e entrega de fardamento para a Escola Municipal Creusa de Freitas Cavalcanti, no bairro dos Torrões. A vereadora Ana Lúcia lamentou que 83  alunos que possuem laudos médicos estão estudando em regime de rodízio. "É muito grave. Chega a dar uma dor no coração. É preciso que haja inclusão de verdade. A gente já está tateando isso faz tempo. Não tem mais como dizer ‘fique em casa porque hoje não tem uma AADE’. A gente precisa convocar urgentemente esses profissionais”. 

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia.