Vereadores discutem pedido de criação de centro de referência de combate às drogas
Em seu discurso, Luiz Eustáquio afirmou que, hoje, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) – uma das ferramentas do Sistema Único de Saúde para tratar de questões de saúde mental – não têm dado conta dos desafios impostos pelas drogas. Em razão da dificuldade de introduzir e manter pessoas com problemas relacionados a drogas em tratamento, o parlamentar também defendeu ser necessária a existência de um local que realizasse alguns serviços, como exames, e direcionasse rapidamente o usuário para o serviço adequado. Ainda segundo Luiz Eustáquio, é preciso também oferecer serviços específicos para adolescentes.
“Acho que a secretaria precisa ter a condição de tratar todas as pessoas do nosso município de uma forma mais abrangente”, explicou. “E é nesse sentido que estamos colocando a importância de você ter uma porta de entrada. Então, o centro de acolhimento é para que cada mãe, cada pai, cada esposa, ou o próprio esposo, que tenha um filho, que precise, vai ter para onde ir”.
Para o vereador Felipe Alecrim, também é importante criar serviços focados na prevenção e no trabalho com jovens. Ele se colocou a favor, ainda, da existência de estabelecimentos que não sejam o CAPS. “Nós precisamos recuperar os CAPS, que estão em situação extremamente degradante, mas criar centros de referência que sejam específicos para esse trabalho”.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Luiz Eustáquio.
Em 25.03.2025