Vereadores discutem transporte complementar

Solicitações para a implantação do transporte complementar em áreas da cidade constam em requerimentos do vereador Thiago Medina (PL) e foram debatidos e aprovados na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (10). As proposições foram direcionadas ao Grande Recife Consórcio de Transportes. Os vereadores Júnior de Cleto (PSB) e Davi Muniz (PSD) discutiram as matérias.

Os requerimentos nºs 851/2025  e  936/2025 são dirigidos ao presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes. O primeiro solicita a implantação de uma linha de ônibus que atenda à comunidade Sítio São Brás, bairro Sítio dos Pintos,  e o segundo,  a implantação de uma linha auxiliar de transporte complementar gratuita para atender a comunidade da Vila Santa Luzia, localizada no bairro da Torre, conectando-a à linha 2416 (Getúlio Vargas), que passa no bairro Roda de Fogo. 

“Sobre o 851/2025, o Sítio São Brás tem a necessidade para a implementação de uma linha, mas o requerimento fica mais viável naquela comunidade com o transporte complementar. Poderia ser criada ali uma linha alimentadora porque os moradores do Sítio precisam se deslocar andando toda aquela comunidade para poder pegar um transporte público de passageiros convencional. Temos frota à disposição e pode fazer um remanejamento para criar essa linha alimentadora”, disse Júnior de Cleto. Quanto ao outro requerimento, ele explicou que a proposição deveria ser direcionada à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). “Essa linha é solicitada à CTTU e não ao Grande Recife. Já temos uma linha do Grande Recife que faz esse atendimento de Santa Luzia até o Getúlio Vargas e do Getúlio Vargas até Roda de Fogo”.

No aparte, o vereador Davi Muniz (PSD) pontuou as qualidades apresentadas pelo transporte complementar e elogiou o governo estadual. “É o transporte que não deixa o cidadão na rua e seria muito bom que pudéssemos colocar uma alimentadora naquela comunidade. Essa categoria alimentadora é paga pelo governo do Estado de Pernambuco e a governadora Raquel Lyra tem feito um trabalho positivo”.

O vereador Júnior de Cleto também destacou  o requerimento de nº 852/2025, de autoria do vereador Thiago Medina, que dirige indicação ao presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para a implantação de bloqueios para contenção de lixo ao longo da extensão do rio Capibaribe. Ele lembrou que esta questão diz respeito à Comissão de Meio Ambiente da Casa, da qual é presidente. “Como presidente, tudo o que tiver relacionado ao lixo e ao meio ambiente estamos juntos e presentes. E quando a gente fala de meio ambiente e de uma cidade sustentável, a gente fala de uma cidade que precisa realmente de todo esse aparato e a Prefeitura tem feito isso”.

Logo em seguida, o vereador Davi Muniz ocupou a tribuna da Câmara e discutiu novamente os dois requerimentos que tratam sobre o  serviço de transporte complementar de passageiros. Ele chamou a atenção para as comunidades. “O Transporte Complementar resolve o problema da gente. Ele não deixa o estudante, o pai de família na mão, onde temos a alimentadora. Eu já vi vereadores aqui pedir para se colocar em outras comunidades, e é preciso ter um debate com a Prefeitura do Recife, e não apenas jogar isso no colo do governo do Estado”, disse. 

Em aparte, o vereador Rinaldo Junior (PSB) pontuou que “nenhum vereador aqui vai medir esforços para melhorar esse serviço, porque é um serviço que toca nas pessoas mais pobres e está presente em várias comunidades”. 

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Júnior de Cleto.

 Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Davi Muniz.

Em 10.03.2025