Violência política contra as mulheres é tema de debate na Câmara

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) anunciou, na tribuna da Casa de José Mariano, durante plenária realizada nesta terça-feira (18), que o projeto de lei nº 36/2025, de sua autoria, que institui uma Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Política Contra as Mulheres no Calendário Oficial de Eventos do Recife está em tramitação na Câmara. "Não se trata de pauta de direita e nem de esquerda. É uma realidade enfrentada por todas as mulheres que ocupam espaços de poder e eu peço aos meus pares atenção para esse projeto em suas Comissões para darem os pareceres favoráveis". Os vereadores Rodrigo Coutinho (Republicanos) e Eduardo Mota (PSB) também se pronunciaram sobre o tema na tribuna

Ana Lúcia enalteceu o nome de Olegária Mariano, esposa de José Mariano, patrono do Poder Legislativo Municipal, que ocupou um papel marcante na luta abolicionista, e também citou que ontem (17), durante reunião plenária que estava presidindo, sentiu-se desrespeitada diante de comportamentos e falas de parlamentares. "O rito regimental seguia sendo cumprido até que, no calor dos ânimos e das emoções, as pessoas começam a abrir os seus microfones querendo ser ouvidos e atropelando os outros colegas. E isso tem sido uma realidade", lamentou. 

Ana Lúcia exigiu respeito para as mulheres que, como ela, ocupam espaços de poder. " Cheguei aqui pelo voto popular das pessoas que me escolheram nas urnas e  represento aqui as pautas que defendo. Meus colegas me escolheram para ser a segunda vice-presidente da Casa de José Mariano, seguirei defendendo o Regimento", afirmou e agradeceu o apoio.

O vereador Rodrigo Coutinho também ocupou a tribuna para tratar do caso e sair em defesa da colega de partido. “Esta Casa precisa tomar medidas efetivas e eficazes para o que aconteceu ontem não volte a acontecer aqui na Casa de José Mariano”, pontuou. “Ontem, o que se viu nesta Casa foi completamente inadmissível. Não só por se tratar de uma vereadora à frente dos trabalhos da Câmara Municipal do Recife, sobretudo por se tratar de um Poder Legislativo municipal que precisa ser respeitado. Aqui tem regra, tem regimento, e a gente tem que ter um mínimo de ordem”. O vereador Eduardo Mota (PSB) compartilhou da opinião. "Eu quero  publicamente prestar toda a minha solidariedade a então presidente da reunião plenária de ontem. Atos misóginos foram feitos e eu acho que a gente não pode permitir que isso volte a acontecer".

O projeto de lei da vereadora estabelece que a Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres seja incluída no calendário oficial de eventos do Recife e celebrada, anualmente, na semana que compreende o dia 25 de novembro, quando se comemora o Dia Internacional do Combate à Violência contra a Mulher. 

Ainda de acordo com a proposta, a Semana tem por objetivos conscientizar a população sobre a importância da participação feminina na Política e os desafios enfrentados pelas mulheres nesse contexto; promover debates, palestras, seminários e campanhas educativas sobre violência contra a mulher; estimular a criação e execução de políticas públicas de prevenção e combate à violência política contra as mulheres; e fomentar a participação ativa de mulheres nos espaços de decisão e poder; entre outros.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Rodrigo Coutinho.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Mota.