Ana Lúcia aborda programa Visão Recife e discute requerimentos
Ana Lúcia discursou primeiramente no pequeno expediente, período da reunião dedicado a comunicações de até cinco minutos. Na ocasião, a parlamentar se mostrou satisfeita com o lançamento do programa Visão Recife – que, segundo ela, contará com investimentos de R$ 1,2 milhão e vai fornecer cerca de 10 mil atendimentos oftalmológicos em 2025, além da entrega de 5,5 mil óculos para estudantes e profissionais do ensino público municipal com problemas de visão.
“Os alunos passarão por uma triagem com profissionais da educação que serão treinados para identificar aquelas primeiras dificuldades. Depois, os profissionais da Secretaria de Saúde irão fazer aquela triagem específica. Identificado algum problema de visão, eles serão encaminhados para as consultas, aos exames de acuidade visual, mapeamento de retina, teste de cores e teste ortóptico. Os estudantes que tiverem prescrição receberão os óculos gratuitamente”, relatou a vereadora. “E a grande novidade desse programa, incrivelmente, é que os profissionais da educação não precisarão passar por uma triagem, poderão ser beneficiados pelo programa de imediato. O início dos atendimentos está previsto já para o dia 28 de abril”.
Outro tema discutido por Ana Lúcia no pequeno expediente foi o incêndio que ocorreu no mercado da Madalena, no Recife, na madrugada do último sábado (12). De acordo com ela, a resposta do Corpo de Bombeiros foi rápida e conteve as chamas no local. Para a vereadora, a preocupação agora deve ser o auxílio aos permissionários dos boxes atingidos. Segundo ela, a Prefeitura “informou que, rapidamente, chegará a esta Casa um projeto de lei que, eu tenho certeza, os colegas votarão para que esses permissionários tenham esse auxílio emergencial”.
Requerimentos - Em outro momento da plenária desta segunda-feira (14), a vereadora Ana Lúcia discutiu dois requerimentos de sua autoria. O de nº 2335/2025 concede voto de aplausos à Associação Mães e Anjos Azuis, pelos relevantes serviços prestados às pessoas com autismo e às suas famílias.
“São mais de 80 famílias carentes que têm acesso às terapias com profissionais voluntários e estagiários que estão sempre em capacitação. A Associação tem desempenhado um papel fundamental no acolhimento e na promoção de bem-estar de pessoas com autismo e suas famílias oferecendo suporte, orientação e inclusão”.
Já o requerimento de nº 2337/2025 concede voto de aplausos à Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (AFETO). “O AFETO é um grupo que visa qualidade de tratamento para que o diagnóstico dos seus filhos com autismo chegue mais rápido e, assim chegando, eles possam ter autonomia tão sonhada pelas famílias”. As duas proposições forma aprovadas no plenário.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia no pequeno expediente.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia sobre os requerimentos.
Em 14.04.2025