Câmara do Recife aprova voto de aplausos ao Programa de Acolhimento ao Passageiro com TEA
Ao salientar a importância do programa, a vereadora Liana Cirne informou ser “uma ação precursora” em um aeroporto brasileiro. Segundo ela, a sala multissensorial é fundamental para o acolhimento das pessoas autistas. “O autismo é um distúrbio difícil. Nós temos graus distintos de autismo, níveis de suporte diferentes de autismo", ressaltou. "Algumas pessoas autistas são extremamente sensíveis a ambientes em que elas precisem ficar esperando, por isso elas têm prioridade na fila. Elas são sensíveis a barulho, confusão, excesso de pessoas. Então, ambiente como aeroporto pode ser extremamente inóspito para autistas”, pontuou a autora do requerimento.
Em aparte, a vereadora Ana Lúcia corroborou com a fala. “A sala multissensorial do Recife tem uma pegada muito especial. Eu mesma já presenciei diversas crises de crianças autistas e é muito ruim quando ela vivencia a crise, sobretudo dentro dos aeroportos. É impressionante o quanto as pessoas não têm conhecimento. Eu já estive em um avião que quase não decolava porque a criança estava cansada e a mãe não teve esse lugar para acolhê-la”, afirmou.
Um pouco antes dessa votação, Ana Lúcia destacou dois requerimentos de sua autoria que prestam reconhecimento a entidades que atuam com pessoas com autismo. O de nº 2335/2025 concede voto de aplausos à Associação Mães e Anjos Azuis, pelos relevantes serviços prestados às pessoas com autismo e às suas famílias e o requerimento de nº 2337/2025, que concede voto de aplausos à Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (AFETO). As proposições foram aprovados no plenário.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Liana Cirne.
Em 14.04.2025.