Câmara do Recife comemora Dia do Exército Brasileiro
A vereadora Ana Lúcia compôs a mesa solene com o vereador autor do requerimento; o comandante Militar do Nordeste, general Maurílio Miranda Netto Ribeiro; a capitã de Mar e Guerra Lisa Tiene Ogawa, diretora do Hospital Naval do Recife; o comandante do Segundo Comando Aéreo Regional, brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo; o secretário de Ordem Pública e Segurança Municipal, Alexandre Rebêlo, no ato representando a Prefeitura do Recife; e o deputado estadual Renato Antunes.
No discurso de saudação, o vereador Tadeu Calheiros disse ser “com honra e profundo respeito que venho a esta tribuna para homenagear o Dia do Exército Brasileiro, celebrado no dia 19 de abril. Data que nos convida não apenas à memória histórica, mas também ao reconhecimento de uma instituição que, ao longo dos séculos, tem sido presença firme nas mais diversas batalhas que o Brasil enfrentou, sejam elas travadas com fuzis ou com solidariedade”.
Ele acrescentou que “o Exército Brasileiro, instituição de Estado, apolítica e apartidária, tem se mostrado presente e solidário, atuando em proveito da sociedade brasileira. Seja representando o braço forte na proteção de nossa terra e nossa gente, seja assegurando a mão amiga estendida em momentos de calamidade pública: como na distribuição de água aos municípios atingidos pela seca, no combate aos focos de incêndio na região pantaneira e no auxílio às vítimas das fortes chuvas, como as que atingiram a Região Metropolitana do Recife em 2022 e, mais recentemente, o estado do Rio Grande do Sul”.
Tadeu Calheiros assegurou, ainda, que o Exército é “um verdadeiro guardião do legado dos heróis de Guararapes e da retidão de seu soldado maior, o Duque de Caxias”. Ele afirmou que pode testemunhar, de perto, o lema “braço forte e mão amiga”, durante uma ação cívico social no município de Carpina, com a presença da estrutura de hospital de campanha do Comando da 7ª Região Militar. “Ali, vi o cuidado, o profissionalismo e o acolhimento levados à população em um momento de vulnerabilidade. Um trabalho que traduz valores que também são os nossos no SUS: acolher, proteger e cuidar”.
Após o discurso do vereador, um vídeo foi exibido no telão do plenário da Câmara Municipal, com as atividades e avanços tecnológicos do Exército. O resumo histórico da instituição, apresentado pelo vereador, mostra que, ao longo de sua existência, o Exército assegurou a consolidação da Independência e a manutenção da integridade territorial, atuou na pacificação das províncias, participou ativamente da proclamação da República, promoveu a integração e o desenvolvimento nacional, além de contribuir em diferentes momentos para a paz mundial – seja pelo envio da Força Expedicionária Brasileira para o Teatro de Operações Europeu, durante a II Guerra Mundial, seja pela participação em diversas operações de manutenção de paz sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).
O 19 de abril é comemorado o Dia do Exército Brasileiro porque foi nessa data, em 1648, que o povo unido em armas e movido por um sentimento nativista, debelou o invasor holandês. Frente a um dos mais poderosos exércitos da época, reforçou a vitória obtida no Monte das Tabocas, datada de 3 de agosto de 1645.
Tadeu Calheiros fez a entrega de uma placa em homenagem ao Exército Brasileiro, que foi representado pelo comandante Militar do Nordeste, general Maurílio Miranda Netto Ribeiro. Na sequência, a banda de música do Comando Militar do Nordeste executou a canção do Exército e o comandante fez o discurso de agradecimento pela homenagem. “Quero agradecer à Câmara Municipal do Recife que presta esta belíssima homenagem ao Exército Brasileiro, com a realização desta sessão solene alusiva ao Dia do Exército Brasileiro comemorado em 19 de abril. Estamos muito felizes com este gesto de nobreza institucional daqueles que representam a Casa de José Mariano”, disse.
O general Maurílio Miranda Netto Ribeiro lembrou que o Exército Brasileiro tem forte ligação com o Recife desde os primórdios do século 17, “quando Matias de Albuquerque determinou a construção e um dos primeiros fortes militares do Brasil, para defender a nossa costa, hoje conhecido com o Forte do Brum, em 1629”. Hoje, disse ele, o Forte é muito visitado e está aberto ao público para eventos de toda a natureza. “Também sabemos da forte ligação do Recife com a história do Exército Brasileiro. A origem da instituição é na vizinha Jaboatão dos Guararapes, mas todos os movimentos das tropas que levaram à expulsão dos invasores envolveram áreas do Recife como a Batalha de Casa Forte, em 1645, que foi um daqueles eventos que antecederam a expulsão dos invasores em 1649, concluindo em 1654”.
O comandante Militar do Nordeste lembrou ainda que, além da relação histórica com o Recife e com Pernambuco, o Exército Brasileiro abriga, hoje, na cidade, diversas organizações militares. “Somos muito bem acolhidos pelo conjunto das instituições públicas, privadas e sociedade em geral, que nos abraçam e nos ajudam a cumprir a nossa missão na defesa da Pátria e no atendimento das mais diversas demandas da Nação brasileira”.
Somente no Recife, segundo o comandante, há mais de 7 mil militares do Exército, sendo 1.700 recrutas que prestam serviço militar. “Desses 7 mil militares que se unem aos mais de 200 mil em todo o Exército, e que atuam em regime de prontidão para atender a todo e qualquer chamado da Nação em qualquer ponto do território nacional. Seja para defender nossa soberania, nosso território, nossa Pátria e às mais diversas demandas da Nação brasileira. O Exército Brasileiro é uma instituição que não pertence aos militares, mas a todos os brasileiros”.
O coral do Colégio Militar do Recife fez uma apresentação musical, antes de a presidente da solenidade, vereadora Ana Lúcia, fazer as considerações finais e convidar a todos para acompanhar e ouvir o Hino da Cidade do Recife executado pela Banda do Comando Militar do Nordeste.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista a reunião solene em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro.
Em 15.04.2025.