Câmara Municipal homenageia cônsul-geral do Japão no Recife

Para homenagear o cônsul-geral do Japão no Recife, Hiroaki Sano, que vai retornar ao seu país de origem nos próximos dias, a Câmara Municipal realizou reunião solene na noite desta quarta-feira (30) por iniciativa da vereadora Flávia de Nadegi (PV). Desde quando passou a ocupar o cargo na capital pernambucana, em agosto de 2020, o diplomata, segundo justificou a parlamentar, “tem se dedicado a estreitar laços entre nossos povos, promovendo parcerias nas áreas de economia, cultura, educação e inovação”.

A solenidade, que contou com a presença de representantes da comunidade nipo-brasileira e de simpatizantes da cultura japonesa, foi  presidida pelo vereador Carlos Muniz (PSB). Ele compôs a mesa de honra com a vereadora autora do requerimento;  o homenageado; o deputado estadual, que  representou a Assembleia Legislativa de Pernambuco, João de Nadegi;  o economista, presidente do MDB de Pernambuco e secretário de Relações Institucionais da Prefeitura do Recife, Raul Henry; o presidente da Associação Cultural Japonesa do Recife, Aroldo Ojima e o presidente da Associação de Empresários do Brasil, Fernando Mendonça.

As reuniões solenes da Câmara do Recife são iniciadas com a execução do Hino Nacional, mas nesta também foi apresentado o Hino do Japão. No discurso de saudação, a vereadora Flávia de Nadegi ressaltou o trabalho realizado em Pernambuco pelo cônsul-geral do Japão no Recife. “Como vereadora do Recife, tenho a honra de propor esta homenagem ao senhor Hiroaki Sano, por sua expressiva contribuição ao fortalecimento das relações entre o Japão, Recife, Pernambuco e o Nordeste brasileiro.”.

 A vereadora destacou que a presença do cônsul-geral do Japão no Recife tem sido “marcante em eventos emblemáticos, como a Feira Japonesa do Recife, que hoje atrai cerca de 40 mil pessoas; e em celebrações tradicionais de Pernambuco, como as festas juninas e o Galo da Madrugada”. O cônsul-geral, ainda segundo Flávia de Nadegi “tem se mostrado um verdadeiro entusiasta da nossa cultura, ao mesmo tempo em que divulga com zelo as riquezas culturais do Japão, promovendo uma integração que une povos e constrói pontes de amizade”.

A parlamentar acrescentou que “por meio de sua atuação sensível, respeitosa e comprometida, o senhor Hiroaki Sano tem fortalecido a diplomacia cidadã e ampliado as oportunidades de cooperação entre o Japão e nossa região. Esta homenagem é um gesto de reconhecimento e gratidão por tudo que ele tem feito por nossa cidade e pelo nosso povo, ajudando a construir um Recife mais plural, acolhedor e global”.

Antes de vir para o Brasil, em 2012, o cônsul-geral Hiroaki Sano exerceu funções diplomáticas em Portugal, no Reino Unido, em Angola e no Zimbabwe. Aqui, foi cônsul-geral adjunto do Consulado Geral do Japão em São Paulo e chegou ao Recife no período mais intenso da pandemia do novo coronavírus. Hiroaki Sano tem se esforçado para desenvolver as relações comerciais entre o Japão e Pernambuco. Durante os quatro anos e oito meses da sua estada, duas empresas se instalaram aqui: a NTT Data no Recife e a Yazaki, em Bonito.

No âmbito acadêmico, o cônsul-geral buscou estreitar os laços com as instituições acadêmicas, reunindo-se com diversos professores, reitores e outros membros de instituições educacionais. Também participou de diversas palestras em universidades e apoiou as atividades do Instituto Keiso Azami (iLIKA), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que resultaram no estabelecimento da estação de pesquisa da Universidade de Nagasaki aqui.

Antes do discurso do cônsul-geral, o presidente da Associação Cultural Japonesa do Recife, Aroldo Ojima, foi convidado a ocupar a tribuna. Ele disse que “hoje não é um dia só para celebrar uma trajetória de serviços diplomáticos, mas também para reconhecer uma história de vida que entrelaçou com as nossas, deixando marcas em nossas memórias e corações. Há cinco anos o senhor trouxe não só a responsabilidade de representar uma Nação, mas ainda o dom de cultivar laços de amizade e respeito entre os povos. Desde então, o senhor se tornou mais do que uma autoridade diplomática, mas também um verdadeiro embaixador da cultura japonesa em nosso Estado”.

Em seguida, o deputado João de Nadegi falou representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco. “A comunidade japonesa no Recife, que recentemente celebrou 105 anos, trouxe experiências importantes em suas representações culturais, com atuação forte e presente em nosso Estado. A passagem do cônsul-geral Hiroaki Sano foi marcante e com certeza deixará saudades”, afirmou.

 Após os discursos, um diploma foi entregue ao cônsul-geral do Japão no Recife, que também ocupou a tribuna e fez o discurso de agradecimento. “Hoje é um dia maravilhoso para mim, não só como cônsul, mas também pessoalmente”.  Ele fez elogios ao Recife, como grande capital nordestina e ao Estado de Pernambuco. “Aqui é um centro de desenvolvimento do Nordeste, que está constantemente crescendo”.

Ele também elogiou o povo pernambucano. “Vocês são muito receptivos, gostei muito”. Lembrou que em quatro anos e oito meses no Recife “adaptou-se ao estilo de vida” e também “aprendeu muito”. Afirmou, ainda, que procurou “incentivar o intercâmbio entre o Japão e o Recife”, mas lamentou a pequena representatividade feminina nos espaços de poder. “Há poucas mulheres”. Ele disse que está retornando no próximo final de semana ao Japão. “Portanto, estou alegre por voltar ao país, mas também estou triste por deixar o Recife”, disse.

Em homenagem extensiva, a consulesa Yoshie Sano recebeu flores. Dois vídeos foram exibidos no telão do plenário da Câmara do Recife, com depoimentos sobre o cônsul-geral e sua atuação no Recife. O grupo Ren Taiko Recife, da Associação Cultural Japonesa do Recife, fez uma apresentação Cultural. No final, o vereador Carlos Muniz fez considerações sobre a solenidade que presidiu e convidou a todos os presentes para acompanhar o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião solene em homenagem ao consul-geral do Japão no Recife Hiroaki Sano.


Em 30.04.2025.