Dia do Advogado Previdenciarista ganha celebração na Câmara do Recife
Em seu discurso no plenário, Felipe Francismar colocou seu mandato à disposição do fortalecimento da categoria. Ele ressaltou, ainda, o papel da advocacia previdenciária como um instrumento de defesa da democracia e da dignidade humana em tempos de ameaça a direitos sociais.
“No exercício da advocacia previdenciária, não se trata apenas de interpretar leis ou recorrer a dispositivos constitucionais. Trata-se, sobretudo, de lidar com vidas reais — de idosos que aguardam com ansiedade pela sua aposentadoria, de trabalhadores afastados por doenças, de viúvas que dependem de uma pensão, de pessoas com deficiência que lutam por um benefício assistencial”, afirmou o parlamentar. “E é nesse cenário que a atuação do advogado previdenciarista ganha contornos de um verdadeiro ato de justiça social. É ele quem orienta, acolhe, defende e caminha ao lado do cidadão nos momentos em que o Estado, por vezes, falha em garantir o que está previsto em lei. É ele quem transforma o Direito em ponte, e não em barreira, entre o cidadão e os seus direitos”.
Além dos vereadores, compuseram a mesa de honra da solenidade o diretor de Relações Institucionais da Associação dos Advogados Previdenciários de Pernambuco (AAPREV), Ney Araújo, o coordenador do Instituto Connect de Direito Social, Almir Reis, o diretor do instituto Adv +, Jaime Dantas, e a advogada especialista em Previdência Social, Rosete Soares. Os cantores Damião Mota e Eduardo Moreno pontuaram com apresentações musicais o evento – que contou, ainda com uma participação do Bloco Lírico Cordas e Retalhos.
Felipe Francismar promoveu a entrega de um certificado em homenagem ao Dia do Advogado Previdenciarista a Ney Araujo, que representou a categoria na ocasião. Placas comemorativas foram distribuídas às advogadas e aos advogados homenageados da noite.
Na tribuna da Casa, Ney Araujo falou das dificuldades da profissão, sem deixar de notar que há razões para comemorar, como o aperfeiçoamento técnico que a categoria tem alcançado. “O advogado previdenciarista tem uma missão muito nobre: colocar o pão na mesa daquele que é segurado e daquele que não é, seja com benefício previdenciário, seja com benefício assistencial. E só Deus sabe o quanto temos que lutar para que possa se concretizar essa necessidade, para que consigamos o meio de sobrevivência daquela pessoa, daquela família que só terá o seu sustento, para saciar as suas necessidades, naquele benefício”.
A advogada Rosete Soares também se pronunciou na tribuna. Ao final da cerimônia, Samuel Salazar – ele próprio um advogado – não deixou de enaltecer a realização do evento. “O advogado previdenciarista, como foi dito aqui, tem um trabalho importantíssimo, diferenciado, que, sem sombra de dúvidas, faz com que pessoas tenham acesso a muitos direitos que, muitas vezes, absurdamente, são até negados pelo INSS”, disse o vereador.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista a reunião solene em homenagem ao Dia do Advogado Previdenciarista.
Em 15.04.2025