Em defesa de Caranguejo Tabaiares

Ao apresentar e debater 10 requerimentos de sua autoria, que visam beneficiar Caranguejo Tabaiares, localizada num espaço entre os bairros do Bongi e Ilha do Retiro, na Zona Oeste, a vereadora Kari Santos (PT) disse que se trata de uma comunidade centenária que vem resistindo “ao descaso do poder público e à especulação imobiliária”. A parlamentar pediu, entre outras coisas, apoio para a manutenção da horta comunitária, preservação do campinho de várzea e construção de uma praça da criança. Outra vereadora, Jô Cavalcanti (PSOL), também participou do debate, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (29).

Kari Santos afirmou que Caranguejo Tabaiares “é uma comunidade pesqueira e marisqueira, com cerca de 14 mil habitantes e que já sofreu tentativas de desapropriações”. A parlamentar também destacou que já existem projetos urbanos com recursos federais para realização de obras na comunidade, mas que ainda assim os moradores enfrentam ações hostis dos conjuntos residenciais localizados nos arredores. “A comunidade resiste através da luta dos seus moradores. Por isso, venho aqui apresentar propostas para adequações requeridas pelos moradores e tentar fazer com que o poder público possa dialogar com a população, assim como ter mais transparência na construção de um habitacional previsto para lá”.

A vereadora Jô Cavalcanti pediu aparte e se solidarizou com Kari Santros. “A comunidade de Caranguejo Tabairaes é um território de luta. Em 2021, enfrentou uma grande ação de despejo, mas as mulheres fizeram mobilização. Criaram o Coletivo Tabairaes Resiste. Agora, temos a informação de que um habitacional será construído na área, mas é preciso que haja uma escuta dos moradores”, disse. Aprovados em votação, os requerimentos foram dirigidos à Secretaria Municipal de Infraestrutura Autarquia de Urbanização do recife (URB), Autarquia de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Eles são os de números 3163/2025, 3164/2025, 3165/2025, 3166/2025, 3167/2025, 3168/2025, 3169/2025, 3170/2025, 3171/2025, 3172/2025.

Outros requerimentos -  Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira,  a vereadora Kari Santos discutiu também outros dois requerimentos de sua autoria, de números 2969/2025 e 2989/2025.  O primeiro, apresenta uma moção de repúdio ao deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES) por ter afirmado, publicamente, que desejava a morte do presidente da República Luiz Inácio  Lula da Silva. “Esse tipo de ação deve ser combatida cotidianamente pelos defensores da democracia do nosso país. Está fora de qualquer decoro e passa longe do razoável escutar essas ameaças que sempre tentam atingir o presidente Lula, um líder que derrotou nas urnas, com o voto do povo, um projeto do ódio”.  

O segundo requerimento discutido pela parlamentar, apresenta voto de aplausos ao Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (Seepe), uma entidade que ela salientou ser composta por heróis e heroínas e recordou do trabalho executado pela entidade durante a pandemia do coronavírus. “Enfrentamos uma das maiores crises sanitárias do país durante a pandemia que vitimou mais de 700 mil brasileiros diante do negacionismo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Diversos profissionais de saúde arriscaram as suas vidas e de suas famílias com a coragem típica de quem escolhe esse tipo de profissão."

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Kari Santos sobre a Caranguejo Tabaiares.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Kari Santos sobre o voto de repúdio e o voto de aplausos.

 

Em 29.04.2025.