Negociações salariais dos servidores municipais são debatidas por parlamentares

As negociações para o reajuste salarial dos professores da rede municipal de ensino do Recife, bem como dos servidores públicos municipais foram defendidas em discursos proferidos pelos vereadores Osmar Ricardo (PT) e Ana Lúcia (Republicanos), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (28).

Osmar Ricardo lamentou o índice de reajuste proposto pela gestão municipal e sugeriu a criação de uma Comissão na Casa de José Mariano para intermediar nas negociações.

“A data base dos servidores municipais de todas as categorias é primeiro de janeiro e algumas dessas categorias têm piso, como os professores e agentes de saúde, e a Prefeitura apresenta para os trabalhadores apenas 1%, a partir de janeiro, e 0,5% a partir de julho. Precisamos organizar uma comissão suprapartidária na Casa para ajudar nas renegociações porque está inviável a proposta. É preciso, de fato, ter uma negociação digna e respeitosa porque os sindicatos vão partir para a greve nesta quarta-feira”.

Ana Lúcia frisou que um denominador comum entre a categoria dos professores e a gestão ainda não foi encontrado. A parlamentar afirmou que o reajuste do magistério é uma obrigação legal e que há outros pontos a acertar, como interstício relacionado à qualificação profissional. “A gente precisa entrar em um consenso, realizar uma mesa de negociação que, pelo menos, traga o reajuste do piso salarial que é dado anualmente por força da lei. Esse é um apelo da categoria – que não tem, apenas, como ponto de pauta, o reajuste do piso”.

 

 Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Osmar Ricardo.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia.