Parlamentares debatem seis requerimentos de Cida Pedrosa

Seis requerimentos de votos de aplausos de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) foram debatidos na tribuna pela autora das propostas, na reunião plenária da Casa de José Mariano nesta terça-feira (1º). As matérias aprovadas foram direcionadas a uma guarda municipal, atrizes, produtores, instituições e unidade de ensino. Os vereadores Fabiano Ferraz (MDB), Paulo Muniz (PL) e Luiz Eutáquio (PSB) discutiram as proposições.

O primeiro requerimento analisado na tribuna foi o de nº 1797/2025 que concede voto de aplausos e congratulações à Dione Pereira, pelo exercício do cargo de subcomandante da Guarda Municipal do Recife, função na qual se destacou como a primeira mulher a ocupar esse posto na corporação desde sua fundação em 1893.

“Foi a primeira vez que uma mulher comandou a Guarda. Dione, uma negra lutadora e extremamente competente e que foi a levada a esse posto por pura eficiência”, ressaltou Cida Pedrosa.

No aparte, o vereador Fabiano Ferraz (MDB) concordou com as palavras de Cida Pedrosa. “Quero aqui reforçar tudo o que foi falado. Dione é uma pessoa exemplar uma funcionária que sempre honrou a farda e, infelizmente, foi retirada de forma repentina”.

O 1798/2025 concede voto de aplausos e congratulações para as atrizes e gestoras de cultura Cira Ramos, Gheuza e Colette Dantas, pela criação e inauguração do Centro Cultural Fabulosa Arte Colab, espaço independente para atender os públicos do Recife, Jaboatão dos Guararapes e demais municípios da Região Metropolitana do Recife.

“Três grandes atrizes e produtoras culturais independentes da nossa cidade e nós estamos falando aqui daquelas pessoas que fazem da arte o seu ofício. E que não só querem estar no palco, mas querem criar a possibilidade de outros artistas terem espaço para apresentarem a sua arte. Vida longa à Fabulosa Arte Colab”, afirmou Cida.

Já o requerimento nº 1799/2025 concede voto de aplausos e congratulações à “Brigada Maria da Penha”, pelos relevantes serviços prestados na defesa e proteção das mulheres do Recife, integrando de forma exemplar a rede municipal de enfrentamento à violência de gênero.

“A quantidade de violência doméstica que essa brigada vem conseguindo fazer com que não aconteça não é brincadeira. A função da Brigada é acompanhar os casos de mulheres vítimas de violência e que estão com medida protetiva. Ela também faz ronda permanente nas casas das vítimas e isso significa poupar vidas do machismo”.

O requerimento nº 1800/2025 concede voto de aplausos e congratulações à Métron Produções; ao autor e diretor Ruy Aguiar e à produtora Edivane Bactista, pelo brilhante trabalho na montagem do espetáculo “o Boi Voador” na edição de 2025. "Dois guerreiros e lutadores da arte do teatro. A Métron realiza todos os anos o festival de arte infanto juvenil e põe no palco tudo que é bom e bonito e faz também muitos trabalhos na área de teatro”.

No aparte, o vereador Paulo Muniz (PL) lembrou que os espaços culturais da cidade precisam de mais atenção. “Ao invés de construir mais locais, poderiam preservar o que tem”. E Luiz Eustáquio (PSB) fez uma sugestão à vereadora. “Cida Pedrosa poderia comandar um movimento na Casa visando restaurar os teatros”.     

O requerimento  nº 1801/2025 concede voto de aplausos e congratulações pelos 85 anos da realização da aula inaugural do Centro Universitário Paula Frassinetti - Unifafire. Por último, foi debatido o requerimento nº 1802/2025, concedendo voto de aplausos e congratulações ao Serviço Social do Comércio (SESC), Departamento Regional de Pernambuco, em comemoração aos seus 78 anos de trabalho.

“Estendo a homenagem ao presidente, Bernardo Peixoto; ao diretor regional, Oswaldo Ramos; à diretora de Programas Sociais, Paula Lourenço; à diretora de Administração e Finanças, Viviane Gameiro; e à gerente regional de Cultura, Rita Marize Farias. Que o SESC continue sendo esse lugar produtivo para os artistas”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Cida Pedrosa.

Em 1º.04. 2025